Ultimamente ouvimos muito sobre proteção e segurança, temos visto muitas notícias sobre vírus e ameaças para a plataforma Android. Antes de adentrarmos este assunto é bom entendermos que existe enorme diferença entre como dispositivos com Android e PCs com Windows podem ser infectados. A seguir vamos elucidar o assunto através de algumas perguntas e respostas.

 

Existe vírus para Android?

Sim, com o Android seu dispositivo só pega vírus se você instalar arquivos APKs ( Android Package ).

 

O que é exatamente um arquivo APK?

É uma forma de arquivo 'zip' só que para Android, ou seja, ele é um arquivo compilado que é usado para instalar programas no Android de forma paralela a Google Play Store. Um APK nada mais é que uma compilação de um código Java, feito por qualquer pessoa para ser interpretado pelo sistema operacional Android, por isso, qualquer um que esteja mal intencionado pode criar programas com códigos maliciosos, para burlar o antivírus e trazer prejuízos ao aparelho.

 

Como um PC com Windows é infectado por vírus?

Já em um PC, um vírus pode estar em qualquer aplicativo ou arquivo e pode se propagar de maneira fácil, pois pode se auto executar.

 

Existem outras formas de pegar vírus além de arquivos APKs?

Não, pois no Android não tem como ser infectado por email, navegando na internet, acessando um pendrive entre outras coisas. Veremos mais a seguir o motivo disso.

 

É possível infectar meu aparelho com os aplicativos da Google Play Store?

Na verdade a Google Play Store é o local mais seguro e indicado para se baixar aplicativos. O que garante a segurança da loja é o Bouncer, um antivírus que faz uma varredura em busca de softwares "aplicativos" maliciosos. Mesmo assim é possível encontrar algum aplicativo malicioso, pois como sabemos nenhum antivírus é 100%, porém com toda a preocupação por parte do Google, essas ameaças assim que detectadas são eliminadas rapidamente da loja.

 

Posso baixar tranquilamente aplicativos de outras fontes? 

Primeiramente para que isso seja possível é necessário uma mudança nas configurações, pois o Android vem por padrão com essa opção desabilitada, isso para garantir maior segurança para o seu dispositivo. Como dissemos anteriormente, para instalar aplicativos de outras fontes, você fará uso de arquivos APKs, o que pode infectar o seu aparelho. Basicamente você pode até fazer isso, mais não recomendamos.

 

Por que o sistema não é infectado por um vírus quando acessamos um email, pendrive, etc...?

Basicamente a maioria desses vírus não são destinados para a plataforma Android e o sistema nos oferece outros recursos de segurança que impedem esse tipo de infecção.

 


 

Recursos de Segurança

 

Permissões de Aplicativos

Cada aplicativo que você instala no seu dispositivo, precisa pedir permissão para executar determinadas tarefas. Isto significa que os aplicativos possuem habilidades limitadas. Se um aplicativo pedir para enviar sms e isso não for de encontro com o seu propósito, cabe a você confiar, fazendo a sua instalação ou não.

 

Sandbox

É uma camada a mais de proteção que o Android possui, ele não dá acesso para que um aplicativo interfira em outro, criando assim uma barreira, impedindo que um vírus ataque e se espalhe por arquivos e aplicativos do sistema.

 

Enraizamento

Como o Android é baseado no Linux, ele também possui modo Root ( que basicamente é um super usuário, que tem o direito de executar qualquer tarefa ). E esse modo por padrão já vem bloqueado, impedindo que você, outros aplicativos, e vírus possam ter acesso a realizar qualquer modificação no sistema e consequentemente causar algum dano. A única forma de acontecer alguma modificação no sistema, é se você permitir acesso Root. Portanto esse é um ótimo recurso que proporciona maior segurança ao aparelho.

 


 

Dicas de para manter seu aparelho longe de ameaças.

 

  • Evite instalar APKs.
  • Verifique as permissões do programa. Se um programa pede mais permissões do que necessita para funcionar, pode ser uma armadilha.
  • Pesquise sobre o Desenvolvedor. Quais outros aplicativos oferece? Tem algum que parece suspeito? se sim, fique longe e não instale.
  • Mantenha seu aparelho fisicamente seguro. Evite pegadinha de amigos e espiões.
  • Utilize ferramentas de segurança, como um antivírus.

 


 

O Android pode ser considerado um S.O. Seguro?

Podemos sim considerar o Android como uma plataforma segura. Ele possui bons recursos de segurança que nos auxiliam a evitar problemas em nossos dispositivos. Mas como todos os sistemas, ele não é perfeito e possui brechas que podem ser exploradas por pessoas mal intencionadas que possuam certo conhecimento. Em relação as demais plataforma, o Android é um sistema que oferece um bom grau de segurança, tudo isso aliado a um usuário que tome certas precauções e que possua um bom antivírus instalado, fornece uma enorme chance de manter uma experiência muito segura.

 


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/APK

http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

http://www.androidauthority.com/secure-android-90523/

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/03/21/5-dicas-para-livrar-seu-celular-com-android-de-virus/