Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher um antivírus para o computador. Essa é uma das questões que surgem assim que você adquire uma máquina, ou faz a formatação do sistema e precisa reinstalar os softwares.

Vamos tratar neste artigo a respeito apenas das principais opções grátis disponíveis. Nosso objetivo não é apresentar uma única solução para essa questão, apenas queremos mostrar algumas opções existentes e o desempenho de cada uma delas.

Com tantos vírus e golpes existentes, a principal preocupação dos usuários é manter a segurança, alguns pensam que a internet é o fator principal na infecção das máquinas, é claro que através dela fica mais fácil a difusão dos vírus, mais lembre-se que sua máquina pode ser infectada de várias outras formas, inclusive apenas ao conectar o pendrive na porta USB. Portanto mesmo se sua máquina não acessa a internet é muito importante que se tenha um antivírus instalado.

O fato é que o comportamento do usuário ao navegar na internet, também é um fator importante e pode evitar muitos problemas, você pode acompanhar dicas a esse respeito acessando o artigo Segurança na Internet.

 

Abaixo segue algumas das perguntas que a maioria já se fez, alguma vez na hora de escolher um antivírus:

 

Qual o Melhor?

Será que o que eu escolhi é o mais eficiente?

Meu computador vai ficar lento, será que o software é muito pesado?

Oferece algum recurso adicional?

 

Inclusive gosto de enfatizar que a melhor escolha é o antivírus que oferece aquilo que o usuário quer como prioridade!

A seguir vamos apresentar uma análise apresentada pelo Olhar Digitar, com certeza você poderá sanar as perguntas feitas mais acima e conseguir realizar a melhor escolha para o seu PC.

Segue o vídeo como o programa 421 completo, mais o que nos interessa vai do minuto 14:27 até 21:12, basta adiantar e pular para esse período do vídeo:

 

 

Ou se desejar clique aqui e acesse o site do Olhar Digital, lá você encontra o vídeo já editado somente com o trecho sobre: Qual o melhor antivírus gratuito?

Eu  particularmente utilizo o Avira, pois sua eficiência é um fator muito importante ao meu ver, não é um software pesado e sua interface não apresenta complicações.

Como vimos no vídeo acima, cada um dos softwares apresentados possuem diversas características diferentes, cabe a você decidir o que é mais importante, eficácia, interface, desempenho, etc...

 

Segue abaixo os principais antivírus citados disponíveis para download:

 

AVG Antivírus Free

Avast Free Antivírus

Avira Antivírus Personal Edition Classic

Comodo Antivírus Free

Microsoft Security Essentials

 

Está em dúvida sobre o que é melhor: antivírus pago ou gratuito? Clique aqui e tire agora a dúvida.

Prefere um antivírus pago, acesse: Qual o melhor antivírus pago 2013?

 

Espero que essas dicas possam ter lhe ajudado na escolha mais acertada, até breve com novas dicas.

 


Fontes:

http://www.baixaki.com.br/categorias/302-antivirus.htm?utm_source=afterdownload&utm_medium=baixaki

http://olhardigital.uol.com.br/video/laboratorio-digital-qual-o-melhor-antivirus-gratuito/34807