.NET

 

Como todos sabemos a tecnologia segue com seus avanços a passos largos, e esse padrão tem acontecido assim desde os primórdios. Com o avanço das linguagens de programação (ex: C++ e Java) e dispositivos eletrônicos, novas exigências e problemas surgiram, entre esses, a necessidade de um software acessível a qualquer um e disponível para qualquer tipo de dispositivo. Com o intuito de resolver essas necessidades, a Microsoft lançou a iniciativa .NET (pronuncia-se “dot-net”) e a linguagem de programação C# (pronuncia-se “cê-sharp”).

A plataforma .NET possibilita que aplicativos baseados na Web possam ser distribuídos para uma grande variedade de dispositivos de uso pessoal e negócios, desde celulares, computadores de mesa até servidores corporativos. Plataforma desenvolvida sobre padrões de Webservices e XML, permite que sistemas novos e antigos conectem-se e realizem transações, independente do dispositivo e sistema operacional o qual foi utilizado no momento de seu desenvolvimento, ou seja, permite que sistemas criados em linguagens de programação diferentes se comuniquem. Estando presente em toda linha de produtos da Microsoft, o .Net nos fornece a possibilidade de manter soluções conectadas de maneira rápida, barata e segura, permitindo integração de softwares e informações em qualquer localização e dispositivo.

 

C#
C#

 

A linguagem de programação C# foi desenvolvida na Microsoft no início de 1999, por uma equipe liderada por Anders Hejlsberg e Scott Wiltamuth, foi projetada especificamente para a plataforma .Net, com o intuito de facilitar a migração para o .Net, devido fato de que o C# possui raízes em C, C++ e Java, adaptando melhores recursos de cada linguagem e adicionando novas capacidades próprias.

“ O C# é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos, no qual os programas são criados usando-se um IDE (Integrated Development Enviroment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado). (DEITEL, 2002) "

O IDE é basicamente um programa que ajuda a editar seu código, gerenciar seus arquivos e publicar seus projetos, através dele é possível executar, testar e depurar seus programas C#, reduzindo assim o tempo gasto para a produção de um software funcional.

 

Visual Studio
IDE Visual Studio Community

 

Desenvolvedores individuais e estudantes podem baixar grátis o Visual Studio Community, IDE da Microsoft, que é um conjunto completo de ferramentas para criar aplicações modernas para Android, iOS, Windows, bem como aplicações web e serviços em nuvem. Para isso basta acessar: https://www.visualstudio.com/vs/community/

Para maiores informações acessem os termos da licença: https://www.visualstudio.com/license-terms/mt171547/

 


 

Fonte: DEITEL, H. C# Como Programar, Pearson; Ed. 1, janeiro de 2003