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Quem gosta de animação com certeza conhece essa série, ela foi sucesso nas décadas de 80 e 90 e ainda continua sendo exibida através da Rede Globo, por isso resolvi relembrar.

Dungeons & Dragons (Caverna do Dragão, no Brasil) é uma série de animação coproduzida pela Marvel Productions, TSR e a Toei Animation, baseada no jogo de RPG homônimo. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1986 pela rede de televisão estadunidense CBS. No Brasil a animação tem sido transmitida periodicamente pela Rede Globo desde os anos 1980.

 


 

 

A série

A série mostra uma história de seis crianças estadunidenses dos anos 1980 que tentam voltar a seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa. O desenho possui várias referências ao universo do jogo de role-playing game Dungeons & Dragons. Apesar do enorme sucesso, especialmente no Brasil, a série foi cancelada e a explicação para esse fato é dada pelo produtor Gary Gygax em entrevista exclusiva para a edição 3 da revista Herói 2000 (novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:

“Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.”

A Saban Entertainment Inc. detinha os direitos da série quando, em 1996, uniu-se à Fox Children's Productions, criando a Fox Kids Worldwide. Em 2001, o grupo foi absorvido pela The Walt Disney Company, renomeando-o "BVS Entertainment" e, consequentemente, adquirindo os direitos de Caverna do Dragão. Recentemente, a Mill Creek Entertainment comprou os direitos da série.

 


 

 

História

A abertura do primeiro ano da série mostra um grupo de seis jovens em um parque de diversões embarcando em uma montanha russa chamada "Dungeons & Dragons". Contudo, durante o passeio, um portal se abre e transporta as crianças para outro mundo, chamado simplesmente de "Reino", no qual o grupo já aparece trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas — as Armas do Poder — de alguém que se apresenta como o Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original, termo também presente nos jogos de role-playing game que deram origem à série).

A partir daí, os jovens passam por diversas aventuras buscando voltar para casa, durante as quais o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as Armas do Poder dos jovens com a intenção de derrotar tanto o Mestre dos Magos quanto Tiamat, para assim dominar o Reino. Ao longo do seriado, revela-se que o Vingador é, na realidade, filho do Mestre dos Magos.

 


 

Polêmica

O nível de violência foi polêmico para a audiência estadunidense à época da estreia do seriado, e o script de um episódio, O Cemitério dos Dragões, quase foi arquivado devido às conjecturas dos protagonistas em matar sua nêmese, o Vingador. Em 1985, a Coalizão Nacional sobre Violência Televisiva (National Coalition on Television Violence) exigiu que a FTC colocasse um aviso a cada transmissão afirmando que Caverna do Dragão relacionava-se a mortes violentas.

 


 

Personagens

 

1. Protagonistas

Os seis garotos que brincavam no carrinho de montanha-russa quando foram transportados para o Reino são os protagonistas da série. Cada um deles representa, de certa maneira, uma das principais classes de personagem da primeira edição de Dungeons & Dragons, o que é claramente definido quando o Mestre dos Magos lhes atribui "apelidos", após entregar suas Armas do Poder.

 


 

Hank (ranger): com quinze anos de idade, assumiu a função de líder, ainda que hesitante. Nutre afeição por Sheila e sente certa culpa por ter permitido que seus amigos entrassem no Reino. Recebeu um arco mágico capaz de criar flechas energéticas, que podem ser esticadas, dobradas ou até mesmo utilizadas como corda. Seu maior medo é não ser um bom líder.

 


 

Eric (cavaleiro): Filho de pais ricos, é constantemente arrogante e egoísta, preocupado mais consigo e com uma chance real de retornarem para casa. Devido a sua natureza, coloca o grupo muitas vezes em perigo, mas diversas vezes arrisca-se para salvá-los. Recebeu um poderoso escudo, que o protege contra ataques mágicos ou físicos; esse escudo pode criar campos de força para defender uma pequena área em seu entorno. Ao longo do seriado, Eric tem suas feições transformadas como consequência de seu comportamento: um burro, uma fera do pântano, um macaco de cara azul e até um Mestre dos Magos. Apesar de detestar o mundo de Caverna do Dragão, já demonstrou interesse em ficar no Reino, além de ter uma queda por Karena, a irmã do Vingador. Parece ser capaz de entender o que Uni diz. Seu maior medo é ser motivo de piada.

 


 

Diana (acrobata): com catorze anos de idade, é extremamente confiante e centrada, já apresentando habilidades acrobáticas no mundo real. Recebeu um bastão, usado em saltos e acrobacias. Tão flexível quanto as flechas de Hank, o bastão pode regenerar-se se quebrado. Seu maior medo é envelhecer. Seu pai é um astrônomo. No Reino, sua grande paixão foi Kosar.

 


 

Sheila (ladra): irmã mais velha de Bobby, o qual procura proteger. Corresponde à afeição que Hank tem por ela. Recebeu uma capa com capuz que lhe dá invisibilidade. Por razões estranhas, compreende a língua das fadas. Seu maior medo é ficar sozinha.

 


 

Presto (mago): com catorze anos de idade, seu nome verdadeiro é Albert, sendo "Presto" uma alcunha – não se sabe se criada pelo Mestre dos Magos ou por seus amigos. É tão inseguro quanto um garoto recém-saído da infância, e sua falta de habilidade física e timidez lhe dão o estereótipo do "nerd". Suas trapalhadas, quando não catastróficas, costumam ser motivo de chacota do grupo, especialmente de Eric. Já demonstrou sua vontade de ficar no Reino. Recebeu um chapéu de feiticeiro, do qual podem ser retirados objetos e magias aleatórias. O poder do chapéu não é inteiramente dominado por seu dono, que em determinada altura do seriado passa a recitar versos ao utilizar a arma. No mundo real, Presto não gostava das aulas de educação física e já gostava de realizar truques de magia. Seu maior medo é perder seus óculos e não conseguir enxergar. No Reino, sua grande paixão foi Varla.

 


 

Bobby (bárbaro): com oito anos de idade, é irmão caçula de Sheila. Impetuoso, demonstra temeridade inconsequente, o que por vezes cria problemas para o grupo. Sabe da afeição que Hank sente por sua irmã, mas isso não o impede de tê-lo como amigo. Não costuma ter paciência com Eric, e afeiçoou-se de maneira especial por Uni. Recebeu um tacape, cujo golpe, muito forte, é capaz de quebrar pedras e criar pequenos abalos sísmicos. Parece compreender a linguagem dos unicórnios, ou, pelo menos, o que Uni procura dizer. Já se apaixonou por uma menina chamada Terry, que foi parar no reino da mesma maneira que ele e seus amigos. Seu maior medo é ser tratado feito criança.


 

2. Coadjuvantes

Para além dos seis jovens, o seriado conta com uma pequena gama de personagens secundárias, porém constantes:


 

Mestre dos Magos: espécie de mestre de RPG ("Dungeon Master"), é o guia dos garotos. Não se conhece seu nome verdadeiro, sendo "Mestre dos Magos" uma espécie de cargo. Suas informações cifradas ocultam suas reais intenções, e por vezes seus motivos se demonstram dúbios. No intento de ajudar o grupo a retornar a seu mundo, acaba por utilizá-los para enfrentar as forças ocultas do Reino, especialmente o Vingador, e assim restaurar o equilíbrio entre ordem e caos. Zandora, antiga amiga do Mestre dos Magos, compartilha grande semelhança física com ele. O Mestre dos Magos possui uma espécie de energia vital que, se esgotada, faz com que ele morra e seu corpo desapareça.

 


 

Uni: uma filhote de unicórnio aparentemente órfã, que se torna a mascote das personagens e tem afeto especial de Bobby. Não domina plenamente os poderes mágicos auferidos por seu chifre, especialmente a capacidade de se teletransportar uma vez ao dia. Consegue esboçar algumas palavras, em meio ao seu balido típico. Por pertencer ao Reino, não pode acompanhar os garotos de volta ao mundo real.

 


 

3. Antagonistas

 

Vingador: um feiticeiro maléfico, opressor de diversos povos e raças, com grandes habilidades místicas. Ao longo do seriado, o Mestre dos Magos dá a entender que o Vingador já foi uma boa pessoa há muito tempo, e que o vilão se demonstrou o maior dos erros do Mestre. Em verdade, o Vingador é filho do Mestre dos Magos e possui uma irmã, Karena. O Vingador tenta dominar plenamente o Reino e derrotar Tiamat, e, para tanto, deseja as Armas do Poder dos garotos para ampliar seus poderes. Entre as criaturas que compõem seu exército, encontram-se orcs. O Vingador tem mais de mil anos e é especialmente vulnerável a um tipo de joia conhecida como "coração-de-pedra". Aparentemente, o Vingador usufrui de algum tipo de imortalidade que lhe garante o retorno à vida mesmo quando seu corpo é, temporariamente, destruído. Ao longo do seriado, diferentes castelos são mostrados como morada do Vingador; especificamente em um, é possível ver uma estátua do Vingador com dois chifres. Apesar de sua natureza malévola, o Vingador foi capaz de demonstrar certa justeza para com os garotos algumas vezes. Ele serve a uma entidade malévola conhecida em nosso mundo como "O Mal", e cognominado no Reino como "Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado": uma entidade multidimensional de enormes poderes. Diferentemente das Armas do Poder ou de criaturas advindas do Reino, como Uni, o Vingador é capaz de invadir o mundo real e fazer uso de sua magia. Frequentemente, cavalga em um cavalo negro denomidado "Pesadelo". Nota-se, contudo, que apesar de não possuir asas, Pesadelo é capaz de voar, enquanto o próprio Vingador, que possui um par de asas, não.

 


 

Tiamat: é uma terrível deusa-dragoa de cinco cabeças, cada qual representando uma das raças de dragões cromáticos da primeira versão de D&D – vermelha, azul, verde, preta e branca. Tiamat vive no Cemitério dos Dragões, como guardiã dos ossos dos antigos dragões que ali se dirigiram para morrer, bem como de algumas armas mágicas como as que o Mestre dos Magos deu aos garotos. É temida até pelo Vingador. Mesmo Tiamat é vulnerável à dragonbane, uma erva letal para os dragões. Também, é capaz de realizar viagens interdimensionais, criando portais. Tiamat compreende a linguagem comum dos humanos.

 


 

Demônio das Sombras: outra personagem recorrente, serve ao Vingador como seu informante. Apenas mais adiante na série passa a interagir com os garotos, inicialmente os espreitando sem que eles tenham ciência. É extremamente leal a seu mestre, pelo qual nutre profundo temor.

 


 

4. Personagens Secundárias

Apesar da série apresentar uma gama enorme de personagens secundárias, a maioria aparecendo em apenas um episódio da série, algumas se destacam por serem figuras recorrentes dos mundos de Dungeons & Dragons. Entre essas, devem ser citadas Warduke(ou "Duque Guerreiro"), Strongheart o Paladino(ou "Coração Forte") e Kelek o Mago, todas personagens inspiradas na linha de bonecos de Dungeons & Dragons lançada durante os anos de 1980.


 

Armas do Poder

 

No Reino de Caverna do Dragão há mais armas mágicas – chamadas "Armas do Poder" – do que as cedidas aos protagonistas pelo Mestre dos Magos. A origem de seu poder, diferentemente de outras armas mágicas quaisquer, está no Cemitério dos Dragões, guardadas, juntamente aos ossos dos antigos dragões, pela deusa-dragoa Tiamat, que ali vive. Lá, as Armas do Poder apresentam performance superior ao normal. Também, a depender das Armas do Poder disponíveis, é possível combinar seus poderes para abrir um portal que leve ao Cemitério dos Dragões.

A energia das Armas do Poder dura em torno de trezentos anos, após o que precisam ser "recarregadas", em locais como o Salão dos Ossos: um grande palácio-mausoléu, onde haviam sido depositados os restos mortais de poderosos guerreiros. Em seu centro, um altar no formato de uma enorme caveira era capaz de reenergizar as Armas. O local foi destruído pelo Vingador após os protagonistas ali recarregarem suas armas. Outros locais onde é possível recarregar as Armas do Poder são o Portal do Amanhecer, no Mundo Subterrâneo, e o Cemitério dos Dragões.

O Vingador ambiciona as armas dos garotos para ampliar seus poderes e assim derrotar Tiamat, abrindo caminho para dominar o mundo; não é, todavia, o único, havendo outros que as ambicionam, como Kelek o Mago. Nas poucas vezes em que conseguiu capturar as armas, o Vingador as segurava em uma mão, enquanto canalizava sua magia com a outra. Tiamat apresenta especial vulnerabilidade quando é atingida por essas rajadas concentradas de magia unificadas ao poder do Vingador. O Mestre dos Magos também já fez uso do poder combinado das armas dos garotos.

As Armas do Poder não apresentam seus poderes em nossa dimensão. Algumas são capazes de autorreparar-se se quebradas, como o bastão de Diana e o tacape de Bobby.

 


Lista de episódios

 

Primeira Temporada (1983-84)

 

A Noite sem Amanhã - The Night of no Tomorrow (17/09/1983) 

O Olho do Observador - The Eyes of the Beholder (24/09/1983)

O Salão dos Ossos - The Hall of Bones (01/10/1983) 

O Vale dos Unicornios - Valley of the Unicorns (08/10/1983) 

Em Busca do Mestre dos Magos - In Search of the Dungeon Master (15/10/1983)

A Bela e a Fera do Pântano - Beauty and the Bogbeast (22/10/1983)

Prisão Sem Muros - The Prision Without Walls (29/10/1983)

Servo do Mal - Servant of Evil (05/11/1983)

A Procura do Esqueleto Guerreiro - Quest of Skeleton Warrior (12/11/1983)

O Jardim de Zinn - The Garden of Zinn (19/11/1983)

A Caixa - The Box (26/11/1983)

As Crianças Perdidas - The Lost Children (03/12/1983)

As Mágicas Desastrosas de Presto - P-R-E-S-T-O Spells Disaster (10/12/1983) 

 

Segunda Temporada (1984-85)

 

O Sonho - The Girl Who Dreamed Tomorrow (08/09/1984)

O Tesouro de Tardos - The Treasure of Tardos (15/09/1984)

A Cidade à Margem da Meia-Noite - City at the Edge of Midnight (22/09/1984)

O Traidor - The Traitor (29/09/1984)

O Dia do Mestre dos Magos - Day of the Dungeon Master (06/10/1984)

A Última Ilusão - The Last Illusion (13/10/1984)

O Cemitério dos Dragões - The Dragon's Graveyard (20/10/1984) [episódio com resenha]

O Filho do Astrólogo - Child of Stargazer (27/10/1984)

 

Terceira Temporada (1985-86)

 

O Portal do Amanhecer - The Dungeon of the Heart of Dawn (14/09/1985)

A Odisséia do 12º Talismã - Odyssey of 12th Talisman (21/09/1985)

A Cidadela da Sombra - Citatel of Shadow (28/09/1985)

Apagando-se o Tempo - The Timelost (12/10/1985)

A Caverna das Fadas Dragão - Cave of the Faerie Dragons (09/11/1985) 

A Névoa da Escuridão - The Winds of Darkness (07/12/1985) 

 

Nunca Produzidos

 

Requiem

Quarta Temporada

 


 

O último episódio

 

Requiem é o episódio final da série animada Dungeons and Dragons, (Caverna do Dragão no Brasil). Foi escrito pelo roteirista Michael Reaves. De vinte e oito episódios, este foi o único da série animada que não foi produzido por animação, embora seu roteiro oficial tenha sido criado. O episódio relata os acontecimentos finais da jornada dos jovens heróis aprisionados em uma fantástica e perigosa dimensão em busca do retorno ao seu próprio mundo. Em 2010, o roteiro foi vertido para os quadrinhos pelo cartunista brasileiro Reinaldo Rocha e disponibilizado para download.

Segue abaixo vídeo em que o roteirista Michael Reaves comenta sobre o fim da série, último capítulo e alguns fãs que tentam reproduzir esse roteiro final de alguma forma:

 

 

fonte: http://pt.wikipedia.org