Através das dicas de documentários que vamos citar hoje, entenda um pouco mais a fundo alguns assuntos que tratam sobre informática e tecnologia, fique por dentro sobre alguns conceitos, descubra como surgiram e evoluíram com o passar do tempo e como influenciam o nosso dia a dia, isso tudo é claro, para aqueles que dependem de um computador e convivem diariamente com tecnologia. Se esse é o seu caso, tenho certeza que irá adorar complementar seus conhecimentos ou então relembrar sobre cada um desses assuntos.

Espero que as dicas sejam úteis.

 


Assunto: Internet

 

Guerreiros da Internet (2002) - Warriors of The Net 

 

Sinopse: O filme ilustra por meio de animação 3D como a comunicação é feita entre dois comutadores na Internet. Hoje em dia é recomendado para todos em especial os profissionais da área de informática e tecnologia.

Foi desenvolvido pela Metalab com o apoio da empresa Ericsson, o mesmo pode ser encontrado no site http://www.warriorsofthe.net/

Segue o documentário abaixo:

 

 


 

Discovery Channel: A Verdadeira História da Internet (2008)

The True Story of the Internet 

 

A Verdadeira História da Internet é uma série de documentários para TV sobre a história da Internet. É exibido no Science Channel dos EUA e no Discovery Channel para outros países. Estreou nos EUA em 3 de março de 2008. O show foi apresentado por John Heilemann

Há 4 partes do documentário.

 

Parte 1: Guerra dos Browsers - A ascensão e queda do Netscape e sua batalha contra a Microsoft.

Parte 2: A Pesquisa - A ascensão do Google e Yahoo.

Parte 3: A Bolha - O acidente dot.com de 2000 e os principais pilares da internet - Amazon.com e Ebay.

Parte 4: Poder do Povo - Peer to peer tecnologia, web 2.0 e redes sociais.

 

Sinopses:

 

Guerra dos Browsers

Sinopse: Guerra dos Browsers, ou guerra dos navegadores Web, é o nome dado a um período (aproximadamente de 1995 a 1999) na história da Internet no qual a empresa Netscape, produtora do software browser (navegador) de mesmo nome, perde a sua liderança absoluta no mercado de softwares dessa categoria para a empresa Microsoft, produtora do software de mesma função chamado Internet Explorer.

 

A Pesquisa

Sinopse: Segundo episódio da série A verdadeira história da internet: A pesquisa. Documentário feito pelo canal Discovery Channel sobre a internet, uma série de 04 episódios (Guerra dos navegadores, A Pesquisa, EBay e Amazon (A Bolha), Poder das Pessoas). Quando Larry Page e Sergey Brin se voltaram para os problemas da utilização de mecanismos de buscas na internet, muitos não deram atenção. Afinal, o Yahoo havia aparentemente monopolizado o mercado com seu mecanismo de busca onipresente e parecia não existir a necessidade de mudar algo que funcionava bem. Mas os dois intelectuais estavam convencidos que tinham uma maneira melhor para que as pessoas encontrassem o que estavam procurando na então confusa internet. Isso marcou o nascimento do Google, que mudaria tudo. Ao invés de buscas, as pessoas faziam “Googles”. Mas até se transformarem na gigante atual, o desenvolvimento da empresa foi recheado de idéias brilhantes, de oportunidades perdidas e de uma maneira completamente nova de pensar os negócios.

 

A Bolha

Sinopse: Terceiro episódio da série. Amazon e eBay, os dois titãs do moderno comércio eletrônico, são bem-sucedidos e também muito diferentes. Neste episódio, seus fundadores, Jeff Bezos e Pierre Omidyar, contam a história de como seus negócios cresceram do nada para o domínio da economia global e mudaram profundamente o modo de vida das pessoas. Quando Jeff Bezos apareceu pela primeira vez com a idéia do Amazon, ninguém acreditava que ela tivesse futuro. Já Pierre Omidyar concebeu o eBay como um hobby que vale hoje 45 bilhões de dólares. Por meio desses e de outros personagens, reviva o crescimento estratosférico da internet e como o mundo passou do desconhecimento total da internet para a super valorização de ações de qualquer companhia pontocom, não importando quão medíocre fosse o seu plano comercial.

 

O Poder do Povo

Sinopse: Tudo começou com o Napster, um meio para a troca de músicas concebido por um adolescente chamado Shawn Fanning, que foi considerado um marco controverso na história da internet. Para alguns, o Napster era um serviço que facilitava o roubo digital. Mas para outros, a maneira revolucionária de compartilhamento de dados do Napster celebrou a popularização do que os primeiros nerds já sabiam o tempo todo: a Web é o lugar perfeito para a colaboração e para formação de comunidades. Mas o sucesso do Napster também foi o motivo da sua queda. A maciça popularidade chamou a atenção do mundo corporativo, que viu as pessoas baixando músicas de graça e entrou com pesados processos contra o Napster e seus usuários. Mas graças a esse sistema os usuários estavam acostumados a colaborar, a comunicar e a compartilhar informações de graça por toda e rede. Embora o Napster tenha sido extinto rapidamente, as sementes haviam sido plantadas para uma nova revolução que iria finalmente liberar todo o potencial da Web, criando a Web 2.0. A partir do Digg, passando por Second Life e grandes sucessos como Wikipedia, Delicious e YouTube, John Heilemann mostra que são os usuários da Net que lhe conferem um grande poder – empresas que entendem e sabem tirar proveito disso têm sido os maiores vencedores da corrida pelo "ouro digital".

Segue o documentário abaixo:

 

 


 

 Discovery Channel: Hackers Criminosos e Anjos (2002) - Hackers

 

Sinopse: Enquanto as ciências da computação buscam abranger cada vez mais todas as áreas e atividades do nosso cotidiano, governos, empresas e o público em geral tornam-se vítimass do terrorismo cibernético, da espionagem industrial emúltiplas formas de fraude. Este documentário investiga o mundo do crime cibernético: as vítimas, os invasores, seus métodos e suas motivações. Vamos nos aprofundar neste mundo sombrio, enquanto os organismos da lei contam com a ajuda de ex-hackers para tentar proteger cidadãos e instituições do que pode-se prever como um verdadeiro caos eletrônico.

Segue o documentário abaixo:

 

 

 


 

Assunto: Google

 

National Geographic: O Jeito Google de Trabalhar (2010)

National Geographic: Inside Google

 

Sinopse: Conheça os bastidores da Google. Filmado nos escritórios da Google™ na China, na Rússia e no Googleplex, sua sede no Vale do Silício, este documentário revela uma filosofia corporativa e uma postura singular entre as grandes empresas da atualidade.

Segue o documentário abaixo:

 

 

 


 

Google Fábrica de Idéias (2008)

 Google: La machine à penser

 

Sinopse: Documentário da GNT que mostra como é trabalhar na Google, uma empresa que domina o mercado de informação e que mudou a forma de se encarar o ambiente de trabalho.

Segue o documentário abaixo:

 

 

 


Assunto: Softwares / Sistemas Operacionais

 

Revolution OS (2001)

 

Sinopse: Revolution OS conta a história de hackers que tomaram uma posição contra o modelo de software proprietário e a Microsoft, e criaram o GNU/Linux e o movimento Software Livre.

Este documentário inclui entrevistas com Linus Torvalds, Richard Stallman, Bruce Perens, Eric Raymond, Brian Behlendorf, Michael Tiemann, Larry Augustin, Frank Hecker, Rob Malda.

Segue o documentário abaixo:

 

 


 

O Código Linux (2001) - The Code 

 

Sinopse: "The Code" conta a história do sistema operacional GNU/Linux. Com uma visão bastante abrangente, o documentário aborda desde as motivações dos primeiros desenvolvedores do movimentox software livre até a forma de organização das comunidades e o impacto do GNU/Linux no mercado. 

Segue o documentário abaixo:

 

 

 


 Assunto: Personalidades

 

Bill Gates a História de um Magnata (2012) 

Bill Gates: A Tycoon Story

 

 

Sinopse: Esta é a incrível história de um gênio visionário e um homem de negócios impiedoso: Bill Gates, 57, fundador da Microsoft.

Segue o documentário abaixo:

 

 

 


 

Mark Zuckerberg: O verdadeiro rosto por trás do Facebook (2012)

Mark Zuckerberg: The real face behind Facebook

 

Sinopse: Com apenas 27 anos, o criador do Facebook Mark Zuckerberg já lucrou cerca de 30 bilhões. Se todo mundo conhece o Facebook, poucos conhecem a vida real de Zuckerberg.

Segue o documentário abaixo, legendado em espanhol:
 
 
 

 
Você gosta do tema e deseja ver mais filmes? 
 
 

Fontes:

http://www.warriorsofthe.net/

http://filmow.com/a-verdadeira-historia-da-internet-t36536/

http://www.tudosemlimite.com.br/discovery-channel-a-verdadeira-historia-da-internet-completo.html

http://filmow.com/hackers-criminosos-e-anjos-t38179/

http://filmow.com/o-jeito-google-de-trabalhar-t44288/

http://filmow.com/google-fabrica-de-ideias-t66995/

http://filmow.com/revolution-os-t12292/

http://filmow.com/the-code-t44514/

http://filmow.com/bill-gates-a-historia-de-um-magnata-t84475/

http://filmow.com/mark-zuckerberg-o-verdadeiro-rosto-por-tras-do-facebook-t72963/