Filmes

 

Como passatempo predileto adoro ver filmes e séries, inclusive gosto de ver e rever alguns filmes que envolvem tecnologia e informática, por esse motivo resolvi relembrar aqui alguns filmes interessantes. Alguns podem até não mostrar a tecnologia como ela realmente é ou então tentam prever um futuro que as vezes nem faz muito sentido, outros já são mais fiéis a realidade, mais o que vale aqui é que todos eles nos levam a refletir a respeito desses temas. 

 

Filmes Avaliados

Alguns dos filmes que vou citar foram avaliados como piores filmes de tecnologia por um grupo de colunistas e críticos de cinema, reunidos pelo site da CNN, mais mesmo assim pra quem gosta do assunto acho válido conhecer esses títulos e fora isso, quem faz esses filmes pertencem a outra área e passam uma leve impressão sobre esses temas. Conforme definiu um dos colunistas chamados pela CNN, o problema dos filmes talvez exista "porque é difícil dramatizar com alguém sentado na frente de um computador ou porque Hollywood realmente não entende sobre tecnologia".


 

Filmes - tecnologia e informática 

 

War Games - Jogos de Guerra (1983)

 

Esse filme é bem interessante e acho que todos devem assistir, um dos primeiros a tratar sobre o assunto informática e tecnologia, foi lançado na época em que os EUA e a União Soviética passavam pela chamada Guerra Fria, e o tema do filme envolve bem a questão, mostra claramente uma influência do temor da época em ocorrer uma guerra nuclear. 

Além do ponto citado acima, mostra em um clima romântico o início da informática popular, com disquetes de 8 polegadas, modems de 300kbps, games, computadores com monitor monocromático e acima de tudo atividades típicas de hacking e phreaking, o filme tem um enredo muito bom, pra quem nasceu nos anos 80 bate uma nostalgia, algumas cenas mostram os jogos da época, fliperamas e etc... Este filme lembra sessão da tarde, rs. 

Sinopse: Um jovem (Matthew Broderick) aficcionado por informática conecta seu micro acidentalmente ao sistema de defesa americano, controlado por um computador ultrasofisticado. O acidente provoca um estado de alerta, que pode acabar causando a Terceira Guerra Mundial.

 

 


 

The Terminator - O Exterminador do Futuro (1984)

 

Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade. 

Bom eu realmente adoro esse filme e toda a série, esse filme é totalmente tecnológico, envolve a rede de defesa dos EUA que acaba sendo controlada por um supercomputador chamado Skynet, o qual sai totalmente fora do controle e visa destruir a raça humana.

A Skynet então irá roubar todos os códigos de lançamento de todas as bombas nucleares dos EUA e lançá-las contra alvos Russos, provocando uma guerra nuclear. Os sobreviventes serão cercados pelos CAs (caçadores assassinos) e serão enviados para campos de extermínio. A beira da extinção, um homem chamado John Connor irá liderar os humanos num levante contra as máquinas. 

Seu enredo envolve, supercomputadores, ciborgues com inteligência artificial, a raça humana em luta pela sobrevivência e transporte no tempo!!

Na minha opinião um dos melhores filmes que já assisti, além de envolver em seu tema tecnologia e informática. Portanto essa série eu realmente digo que é imperdível, acho que todos devem acompanhar um filme atrás do outro pra captar todo seu conteúdo.

 

 


  

Hackers - Piratas de Computador (1995)

 

Sinopse: Conta a história de Dade Murphy (Jonny Lee Miller), que com apenas 11 anos inutilizou vários computadores da WallStreet. Quando faz 18 anos, idade em que a justiça determinou que ele poderia voltar a mexer nos micros, descobre que alguém está com um ambicioso plano que envolve muito dinheiro e irá incriminá-lo. O filme se tornou uma espécie de cult clássico desde que foi lançado. Conta também com Angelina Jolie, como a hacker “Acid Burn”.

Algumas pessoas realmente acham esse filme horrível, primeiro porque toda a estética do filme é estereotipada, com roupas psicodélicas em cores berrantes. Angelina Jolie parece mais com a Lady Gaga do que com uma pessoa que faz uso da computação. Na época em que o filme foi lançado a internet não era algo de fácil acesso, deve ser por esse motivo que o diretor colocou efeitos tridimensionais para simular o passeio dos personagens no mundo virtual. Para o público nessa época a tecnologia e a internet era algo distante, todo mundo sabia que era uma simulação, impossível ser real.

Mesmo com tantos exageros, na minha opinião é um filme razoável, a gente consegue se envolver com o enredo.

 

 


 

The Net - A Rede (1995)

 

Sinopse: Angela Bennett (Sandra Bullock) é uma especialista em corrigir sistemas de informática, que se vê repentinamente envolvida em uma trama pelo fato de ter recebido um disquete que revela graves segredos. Para destruí-la um esquema é criado, com a finalidade de mudar seu nome e passado. Logo ela é conhecida na polícia como prostituta, viciada e ladra, sendo que provar quem é de verdade fica cada vez mais difícil.

Este filme surge em uma época que a computação ainda não era tão difundida globalmente. Um dos primeiros filmes a falar sobre hackers  e tratá-los como ameaça quando são pessoas mal intencionadas. 

 

 


 

Virtuosity - Assassino Virtual (1995)

 

Sinopse: Em 1999, SID 6.7 (Russell Crowe) um assassino robô por defeitos em sua programação se torna um robô assassino e dá ínicio a um massacre em Los Angeles.Tendo em vista a ameaça do robô assassino, o tenente da polícia Parker Barnes (Denzel Washington) tem a dura missão de neutralizar o robô SID 6.7 contando com a ajuda da Madison Carter.

O climax ocorre no confronto entre os humanos e as maquinas, tema muito presente em diversos filmes de ficção científica.

É um filme que te prende no enredo, também trata sobre robôs e inteligência artificial.

 

 


 

Pirates of Silicon Valley - Piratas do Vale do Silício (1999)

 

Sinopse: Mostra como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois, além de mostrar as estratégias que utilizaram para criarem suas empresas.

O filme começa no início da década de 70 e termina em 85, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley. O filme narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

É um filme bem interessante que narra os acontecimentos desde o início, mostra como destaque os protagonistas Steve Jobs e Bill Gates, ambos com o mesmo objetivo de vida: Serem reconhecidos e bem sucedidos profissionalmente.

Bill  era um nerd que buscava a todo custa achar um programa de computador e Steve, um jovem hippie garoto que se destacava em seu grupo de amigos pela fácil comunicação. A trama também nos mostra um pouco da personalidade de cada um dos personagens na vida pessoal, como quando Steve Jobs renega a gravidez de sua namorada e a paternidade de sua filha Lisa.

A história do filme nos mostra como os dois conseguiram alcançar seus objetivos e que ambos foram desleais em alguns momentos, se aproveitaram da ingenuidade de outras empresas.

Todos esperam descobrir os mitos e verdades que envolvem os dois homens que mudaram o mundo.

Por isso recomendo a todos esse filme.

 

 


 

Matrix (1999)

 

Bom esse a maioria já conhece, eu recomendo pra quem nunca viu e pra quem já viu ver novamente. Cada vez que assisto esse filme reparo em algo que não tinha visto antes ou vejo através de outro ponto de vista. Um filme de ficção que revolucionou no época devido seu enredo e também efeitos. Os fãs do estilo  cyberpunk (subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida") consideram a trilogia inteira uma obra prima.

Sinopse: Existem duas realidades: uma que consiste no nosso cotidiano, a outra, no que está por trás disso. Uma é um sonho. A outra é a "Matrix". Neo está procurando desesperadamente a verdade sobre a "Matrix" - algo que ele ouviu através de sussurros - algo misterioso e desconhecido -, algo que, Neo tem certeza, exerce um controle impensável e sinistro sobre a sua vida. Neo acredita que Morpheus, uma pessoa que ele conhece apenas através da lenda, uma figura fugitiva considerada o homem vivo mais perigoso, pode dar-lhe a resposta. Uma noite, Neo é contatado por Trinity, uma bela estranha que o leva para um outro mundo, um submundo onde ele finalmente encontra Morpheus e descobre, sozinho, a verdade sobre "Matrix". Lá, Neo depara-se com outra pergunta, tão perplexa quanto a primeira: Será que ele é Ele? Antes que consiga compreender o que isso significa, Neo tem certeza de que a resposta é "não". Alguns, como o colega de Morpheus, Cypher, concordam. Outros, não têm muita certeza. Há, ainda, aqueles que protegem a "Matrix". Liderados pelo obstinado e, literalmente, indomável Agente Smith, eles têm métodos para obter informações que surpreendem e aterrorizam. De que serve uma ligação de telefone se você não pode falar? Neo, Morpheus e Trinity precisam lutar brutalmente por suas vidas contra esse bando poderoso para encontrarem as respostas que procuram, para entenderem seus papéis nesse drama épico que se desdobra em volta deles, para conhecerem suas verdadeiras forças e para reconhecerem seus destinos. Cada movimento, cada segundo, cada pensamento é crucial se quiserem se libertar da "Matrix" e da existência que ela representa.

 

 


 

O 13º Andar (1999)

 

Um ótimo filme que possui uma boa trama, e também segue no estilo cyberpunk. 

Sinopse: No décimo terceiro andar de uma grande companhia um grupo de cientistas tenta criar a realidade virtual perfeita. Eles  recriam a Los Angeles dos anos 30 de forma tão realista que os habitantes nem desconfiam que não existem de fato - estão confinados num chip de computador. Um dos criadores  encontra em sua casa uma camisa suja de sangue e seu chefe assassinado na noite anterior. Será que ele é o autor do crime? Por que não se recorda? Agora ele tem que provar sua inocência antes que seja tarde demais. Entre o suspense e a ficção científica, o filme explora a terrível possibilidade da simulação do universo por computador, indefinindo os limites do real.

 

  


 

Operation Takedown - Hackers 2 (2000) 

 

Sinopse: Kevin Mitnick, habilidoso hacker, consegue acesso aos arquivos do FBI, tornando-se um dos piratas de informática mais procurados dos EUA. Para capturá-lo, o agente McCoy Rollins conta com a ajuda de Tsutomo Shimomura, gênio da informática responsável por traçar as pistas deixadas por Kevin no ciberespaço.

Ao contrário do primeiro “Hackers” este sim foi um pouco mais condizente com a realidade. Agora é tudo muito mais real e por isso alguns acham “chato”.  Aqui os “hackers” são mais humanos e não os “freaks” cool do primeiro filme.

Este filme é um pouco distante da verdadeira história de Kevin, o filme incorpora fatos que nunca aconteceram como por exemplo Kevin e Shimomura se encontrarem na vida real. 

Quem acompanhou na época esses acontecimentos e sabe a verdadeira história de Kevin Mitnick, com certeza se lembra de como ele foi injustiçado, retratado como um criminoso sem sentimentos e com comportamento extremamente unilateral, tudo isso pois se basearam apenas nos relatos e pontos de vista do Livro de Markoff e Shimomura. Mesmo assim é outro filme que acho válido assistir.

 


 

Anti Trust - Ameaça Virtual (2001)

 

Sinopse: Um jovem gênio da informática vê seus sonhos se tornarem realidade quando recebe um convite para trabalhar na empresa de seu ídolo. Porém, ele logo descobre que a empresa e seu chefe possuem ligações ilegais, que ferem as leis americanas de antitruste. Com Ryan Phillippe, Claire Forlani, Rachael Leigh Cook e Tim Robbins.

É um filme fictício, com ação e suspense. O cenário se identifica mais com o real. Questiona e critica valores e assuntos ligados à informática, como as gigantes da computação, mostrando a ganância, o monopólio, a imagem, a disputa pelo poder. Mostra, com pitadas de exagero, o mundo e o submundo da programação.

Se você gosta de ação sem violência exagerada seguido dos temas em questão, vale a pena conferir. 

 

 


 

The Social Network - A Rede Social (2010)

 

A maioria do pessoal já deve ter assistido a este filme que fala sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos. É um filme muito bom, mostra que a criação do site de relacionamentos gerou polêmica e muitos processos ‘nas costas’ de seu cofundador Mark Zuckerberg

Sinopse: Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

 

 


 

Gostou dos filmes e quer mais?

Acesse também: Documentários - Informática e Tecnologia e  Documentários - Games