Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 
Vamos agora entender de que forma as extensões são instaladas no Joomla, pra quem não leu o artigo Joomla - Conhecimentos Básicos Necessários, vale a pena reforçar, extensões são novas funcionalidades que podemos adicionar ao sistema, estas podem ser:
  • Componentes;
  • Módulos;
  • Templates;
  • Plugins;
  • Idiomas.
Você pode encontrar todo o tipo de extensão através do diretório oficial do Joomla http://extensions.joomla.org/.
 
Vamos ao que interessa, para instalar as extensões desejadas basta através do menu principal selecionar a opção Extensões e em seguida clicar em Gerenciador Extensões, conforme mostra a imagem a seguir:
 
 
 
Em seguida você visualizará uma tela através da qual poderá efetuar a instalação das extensões de três maneiras diferentes:
 
1ª - Enviar Pacote de Arquivos - Essa é a opção mais utilizada, permite que você faça o upload do arquivo e o Joomla detecta de forma automática o tipo de extensão e o instala.
 
2ª - Instalar deste diretório - Você indica o diretório onde está armazenado o arquivo e o sistema o instala diretamente.
 
3ª - Instalar a partir da URL - Você indica a URL onde se encontra o arquivo o qual deseja instalar e o sistema faz o resto.
 
Segue abaixo a imagem desta tela de instalação:
 
 
Para instalar da 1ª forma, enviando o pacote de arquivos, basta clicar em Escolher arquivo, uma janela se abrirá, nesta você só precisa selecionar o arquivo da extensão e em seguida clicar em Upload & Instalar, aguarde o término do processo e dentro de alguns instantes o sistema exibirá uma mensagem de sucesso para a instalação do arquivo.
 
A grande maioria das extensões obtidas através do site oficial do Joomla estão compactadas, normalmente é só você indicar o arquivo e a instalação ocorrerá normalmente, caso ocorra algum erro, consulte as instruções fornecidas pelo desenvolvedor.
 
Caso você ainda tenha dúvidas e queira um exemplo prático passo a passo, veja por exemplo nosso tutorial de instalação da extensão de idioma, a única diferença é que o backend ainda não estava traduzido.
 
 
Até os próximos artigos.