Entendendo como são lançadas as versões do Joomla!

 

 

Existe muita dúvida entre os usuários que querem começar a usar o Joomla, principalmente sobre qual a melhor versão ou qual a mais adequada a ser adotada. Antes de mais nada, se faz necessário então, entendermos como funciona o lançamento de suas versões.

Para quem utiliza o Sistema Operacional - Ubuntu, fica bem fácil de entender, pois o ciclo de desenvolvimento e suporte é bem parecido entre ambos. 


 

Entendendo o lançamento das versões do Joomla!

 

O ciclo de lançamento é realizado seguindo um período fixo, a cada 6 meses.

Existem duas classificações de suporte: (STS) - Suporte de curto prazo e (LTS) - Suporte de longo prazo. Com a redefinição do sistema de versões ocorrido em 2011, é no quarto lançamento onde é realizada a atribuição de uma versão com suporte a longo prazo. Como mostra a figura a seguir:

 

fonte da imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Joomla

 

  • STS (Suporte de curto prazo) - É um lançamento destinado a programadores experientes, integram novas tecnologias e preparam a passagem para o próximo ramo. Esses lançamentos são apoiados por 7 meses, seu suporte termina 1 mês após a próxima versão do Joomla ser liberada, ou seja, são apenas alguns upgrades para os próximos STS ou LTS.

 

  • LTS (Suporte de longo prazo) - São versões de utilização geral e com maior tempo de apoio e desenvolvimento de extensões. O suporte oferecido para esses lançamentos são de 27 meses.

 

Obs: A desvantagem ao se utilizar de versões STS é que basicamente você vai precisar atualizar a sua instalação do Joomla, a cada seis meses, enquanto que a vantagem, segue na questão em que você terá acesso a novos recursos e extensões anteriores.


 

Entendendo as designações

 

(x.5.x) - São versões de ciclo longo LTS. Ex. 2.5.x até 2.5.11;

(x.0.x e x.1.x) - São versões de ciclo curto STS. Ex. 3.0.x, 3.1.1;

 

fonte da imagem: http://www.opensourcesupportdesk.com/blog/item/424-which-joomla-version-should-you-use-10-15-16-17-25-30-31-or-35


 

Segue abaixo um vídeo com uma explicação bem específica e de entendimento fácil sobre esse assunto, está em inglês:

 

 


 

Fontes:

http://www.joomlapt.com/versoes-joomla/ciclos-de-desenvolvimento.html

http://www.opensourcesupportdesk.com/blog/item/424-which-joomla-version-should-you-use-10-15-16-17-25-30-31-or-35

http://docs.joomla.org/Release_and_support_cycle

http://en.wikipedia.org/wiki/Joomla