Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

Bom pessoal vocês já viram anteriormente como instalar o Joomla e como configurá-lo localmente. Tudo isso através da utilização do software WampServer, o qual instala PHP / APACHE / MYSQL entre outros.

Vamos supor que você já criou seu site e achou que seria uma ótima ideia colocá-lo online, contratou um serviço de hospedagem, registrou um domínio o qual será o endereço oficial na internet.

Então agora só falta transferir todo o seu conteúdo!

Primeiramente devemos pensar quais são as diferenças entre a instalação local em relação a instalação na internet, ao meu ver são os parâmetros de conexão com o banco de dados.

 

  • Então basicamente você terá que copiar todo o conteúdo do seu banco de dados local para a internet através do phpmyadmin.
Vamos ao passo-a-passo.

 
 1. Configurar um banco de dados em seu provedor de hospedagem
 
Primeiramente você terá que criar um banco de dados MySQL correspondente ao do seu site local em seu provedor de hospedagem. Normalmente isso pode ser realizado através do CPANEL ou endereço URL específico, neste momento você irá definir o nome do banco de dados, usuário e senha.
 

 
2. Configurando a conexão com o banco de dados na internet
 
Após a criação do banco de dados na internet você precisa configurar o arquivo que faz essa conexão entre os dados e o seu site, para que o mesmo volte a ser alimentado com informações como artigos dados etc...
 
O arquivo responsável por essa comunicação é CONFIGURATION.PHP, localizado na pasta raiz do site Joomla local.
 
 
 
Esse arquivo deve ser alterado e enviado posteriormente para a pasta raiz do Joomla no provedor de hospedagem. Recomendo que você copie esse aquivo para outro local em seu computador, como por exemplo a área de trabalho, para que possa ficar guardado em um local seguro, onde posteriormente será utilizado no último passo desse tutorial.

Após copiá-lo para outro local clique com o botão direito em cima do arquivo e peça para abrir com o bloco de notas, ou outro editor como o Notepad++.

 

Neste arquivo você terá que alterar os seguintes campos: 

 

var $user = '<nome do usuário>';   // Usuário do banco de dados MYSQL

var $password = '<senha>';  // Senha do usuário do banco de dados MySQL

var $db = '<nome do banco de dados>';   // Nome do banco de dados MySQL

 

  • Inserir os dados que foram definidos para o provedor de hospedagem.
Segue imagem de exemplo logo abaixo:
 

 

Feitas as alterações, basta salvar e seguir para os próximos passos.

 


 

3. Enviando o seu site joomla para o provedor de hospedagem

Você pode efetuar esse passo de duas formas:

1ª - Instalação passo a passo: Instalar o Joomla, pacotes de tradução, template utilizado, componentes, plugins e etc... e depois ainda transferir todo o banco de dados local para a internet. O que na minha opinião vai dar um trabalho imenso.

2ª - Copiando diretamente a sua pasta raiz Joomla local para o provedor de hospedagem: Ao meu ver muito mais prático, porém pode demorar um pouco na questão da transferência dos arquivos.

Através de qualquer programa FTP, eu recomendo o Filezilla, você faz a conexão com o provedor de hospedagem e transfere todos os arquivos da sua pasta raiz do joomla local no nosso exemplo os arquivos que estão dentro do diretório C:\wamp\www\meusite, e joga diretamente para o provedor no diretório raíz  (normalmente a pasta PUBLIC_HTML). Realizada a transferência,  seu site já vai estar completo, você não terá que ficar instalando pacotes, componente e etc...

 


4. Transferindo as tabelas do Banco de Dados Local para o Banco de Dados da Internet

 

No phpmyadmin local, você deverá selecionar o banco de dados do seu site, na coluna a esquerda, em DATABASE, e depois selecionar a aba EXPORTAR. 

Nesta aba iremos exportar todo o conteúdo do banco de dados do MYSQL para um arquivo local com a extensão .sql.

 Na aba EXPORTAR, marque a opção ADD DROP TABLE/VIEW e ADD IF NOT EXIST. Marque o campo SAVE AS FILE (enviar quando em português)  e de um nome ao arquivo no campo FILE NAME TEMPLATE (pode ser o mesmo do seu banco de dados) e clique no botão GO (executar quando em português).

Isto irá gerar um arquivo com a extensão .sql.  Este arquivo é todo o conteúdo do seu banco de dados escrito na linguagem DDL (Linguagem de Descrição de Dados).


Executando o phpmyadmin na Internet

Depois é só entrar no PHPMYADMIN do seu provedor, normalmente através do CPANEL ou endereço URL específico, selecionar o banco de dados correspondente do seu site da Internet e na aba IMPORT (importar), no campo LOCATION OF DE TEXT FILE informar o caminho completo do arquivo .sql  do seu micro ou selecionaá-lo através do botão BROWSE.

Indicado o nome do arquivo a importar é só clicar no botão GO, localizado no canto inferior direito da página. Ops! Antes de clicar no botão GO veja a observação abaixo.

Obs.: Antes de importar o arquivo .sql, abra-o com um editor de texto (tipo bloco de notas) e remova a linha de comando abaixo, caso exista: SET SQL_MODE="NO_AUTO_VALUE_ON_ZERO";

Este comando normalmente está nas primeiras linhas do arquivo .sql e deve ser eliminado pois irá detonar a auto numeração dos registros do seu banco de dados e isto fará com que você não consiga mais incluir novos artigos.

Pronto, todas as tabelas do banco de dados local já vão estar armazenadas na internet, agora só falta transferir o arquivo que fará o acesso entre o Joomla e o Banco de dados.


5 . Enviando o arquivo CONFIGURATION.PHP

Agora é só conectar através do FTP ao seu provedor de hospedagem, e jogar o arquivo CONFIGURATION.PHP ( o qual alteramos com as configurações do banco de dados da internet ) para a pasta raiz do seu site  (normalmente a pasta PUBLIC_HTML).

Pronto se você configurou os dados neste arquivo sem nenhum erro, será feita a comunicação do banco de dados com as páginas, você já pode testar, tudo vai estar conforme na instalação local.