Essa é uma dica que irá facilitar a vida de muita gente, conheço vários usuários de pc que não querem nem ouvir a palavra formatação, tudo isso devido a dificuldade que encontram depois do processo, na hora de procurar e instalar os drivers. A maioria dos usuários, também não se preocupam em buscar atualizações para os drivers já instalados em suas máquinas.

Mas a verdade é que os drivers são de grande importância, afinal são eles, os responsáveis por fazer os dispositivos do pc (hardware) funcionar de maneira adequada.  

 


 

O que é um driver?

 

Para aqueles que ainda tem dúvida, o driver é um software que permite que o computador se comunique com o hardware ou com os dispositivos. Ex: uma placa de vídeo, impressora... precisa ter um driver adequado instalado no pc para funcionar corretamente.

É claro que você pode realizar o processo manualmente, para isso é necessário que você saiba o modelo da placa-mãe, modelo dos dispositivos off-board, entre outros detalhes. Às vezes, se faz necessário a abertura do gabinete para obter esses dados. Muitas vezes, o site do fabricante da placa-mãe não disponibiliza em sua página da web os drivers, e no final você gasta muito tempo procurando e não encontra nada!

Existem diversos programas atualmente que prometem instalar e atualizar os drivers, como: DriverEasy, Device Doctor, Driver Detective, etc...

Entre estes o que mais me chamou a atenção foi o SlimDrivers FREE, realmente fiz o teste e ele vasculha, instala e atualiza tudo o que precisa. Possui excelente interface é muito fácil de usar, o único problema é que não tem tradução para o português.

 

 

Uma outra coisa que devemos prestar atenção é na hora da instalação, devemos desmarcar as opções para não instalar programas adicionais.

Uma grande vantagem deste software é que ele cria um ponto de restauração antes de instalar qualquer driver, e caso o programa encontre alguma falha ele retorna o estado anterior.

Nota: Para que este programa funcione corretamente é necessário acesso a internet. Geralmente ao se formatar o pc, alguns drivers são instalados por padrão, dentre estes o de rede. (Para que não ocorrer imprevisto antes de formatar  o pc, tenha pelo menos este driver de rede salvo).

Mas não pense que o programa realiza tudo sozinho, veja abaixo o passo a passo e mãos a obra.

 


 

Passo a Passo 

 

1 - Abra o programa e clique em Start Scan;

 

 

 2 - Aguarde enquanto ocorre a varredura;

 

 

3 - Na tela a seguir são exibidos os drivers e atualizações disponíveis, clique em download conforme mostrado abaixo;

No caso do exemplo somente uma atualização foi detectada, mas após uma formatação, muitas vezes são encontrados mais de 20 drivers, repita o passo a passo para cada uma das detecções.

 

 

4 - Clique em Yes para criar um ponto de restauração, e aguarde o processo que pode demorar alguns minutos;

 

 

 

5 - Aguarde o processo de Download, também pode ser um pouco demorado, dependendo da sua conexão com a internet; 

 

 

6 - Após o download você será direcionado para a instalação do driver, basta avançar no processo e finalizá-lo;

 

 

7 - O sistema irá informar que a atualização ou instalação do driver terminou, clique em Continue e em seguida clique em Yes se deseja reiniciar o PC, ou No para o contrário;

 

 


 

Repita o passo a passo para cada driver ou atualização existente, ao finalizar a instalação de todos os drivers detectados, para verificar se realmente não ficou faltando nenhum driver, vá em Iniciar -> Painel de Controle e Acesse o Gerenciador de Dispositivos, na tela exibida com todos os componentes não pode existir nenhum ponto de exclamação( ! ) ou X vermelho como na imagem abaixo:

 

 

Estando tudo OK conforme os outros itens, encerramos o processo.

 


 

Download

 

Para baixar o arquivo clique aqui.