Para registro dos fatos históricos de mercado, relembramos um artigo escrito no ano de 2007, segue abaixo alguns dados importantes e desempenho de grandes fabricantes de computadores naquela época... 


 
Escrito por IDG News Service/Taiwan
26-10-2007

Com a compra da Gateway, a Acer passou a Lenovo como terceira maior fornecedora de PCs do mundo e agora deve partir para cima da gigante norte-americana Dell.

Mercado mundial registra 66,8 milhões de PCs vendidos no 3º trimestre
Venda mundial de computadores portáteis bate recorde em junho
No próximo ano, a Acer pode chegar a uma participação de mercado de 12%, ameaçando a posição da Dell, disse J.T. Wang, presidente do conselho da Acer em conferencia com analistas.

As vendas da Acer cresceram rápido neste ano, principalmente graças ao foco em laptops, o segmento mais quente do mercado de PCs e estratégia da companhia de trabalhar próxima aos distribuidores.

No terceiro trimestre do ano, as vendas da Acer cresceram 58%, segundo o Gartner. A empresa taiwanesa respondeu por 8,1% do mercado global de PCs no período - no terceiro trimestre do ano passado, sua participação era de 5,9%. Os dados não incluem os números da Gateway, que a Acer comprou por 710 milhões de dólares na última semana.

Já as vendas da Dell em volume cresceram 3,5% no trimestre, mas a companhia ainda perdeu participação de mercado em comparação ao ano passado, caindo de 15,9% no terceiro trimestre de 2006 para 14,4% no mesmo período deste ano.

A HP manteve o título de maior fabricante de PCs durante o trimestre, com 18,8% de participação, em comparação a 16,1% um ano antes.

A Lenovo ficou com 8% de participação em comparação com os 7,5% que detinha no ano passado. A IDC também coloca a Lenovo atrás da Acer nos números do terceiro trimestre.

No quarto trimestre, os números da Gateway passam a ser contabilizados junto aos da Acer, o que vai ampliar seu market share.


Caso queira mais informações sobre arquitetura básica de um computador, acesse: Arquitetura Básica de um Computador

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2007/10/26/idgnoticia.2007-10-26.6486921857/