Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

Desenvolvimento

A linguagem Pascal foi desenvolvida entre os anos de 1968 e 1970 pelo professor Niklaus Wirth na Universidade Técnica de Zurique, Suíça. Seu nome é uma homenagem a Blaise Pascal (1623-1662), matemático e filósofo francês que inventou a primeira calculadora mecânica.


 

O que é Pascal?

É uma linguagem de programação estruturada, ou seja, é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração. A Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as subrotinas e as funções. Foi a forma dominante na criação de software anterior à programação orientada por objetos.

Embora não tenha sido a primeira linguagem a incorporar conceitos da programação estruturada, o Pascal, é considerado um marco na evolução das linguagens de programação, isto é dado devido suas características e várias inovações introduzidas na sua época, como por exemplo a utilização de procedimentos que leem e escrevem campos individuais em vez de registros completos, o uso de funções e procedimentos recursivos, entre outros.


 

Objetivo

O desejo de Niklaus Wirth era desenvolver uma nova linguagem que fosse simples e coerente, capaz de gerar programas claros e facilmente legíveis, favorecendo a utilização de boas técnicas de programação, tudo isso para ser utilizado no ensino da programação estruturada.  


 

Atualizações

Após sua criação foram lançadas diversas variações da linguagem Pascal-Padrão, implementando recursos que não são encontrados na estrutura padrão da linguagem. Nas mãos da Borland, já foram lançadas as versões 3.0, 4.0, 5.0 e 5.5 na década de 80. Durante a década de 90 foram lançadas as versões 6.0, 7.0 e o lançamento da linguagem Delphi, para programação em ambiente Windows.


 

Atualmente

Pascal é normalmente uma das linguagens de escolha para ensinar programação, junto com Scheme, C e Fortran. Comercialmente, a linguagem foi sucedida pela criação da linguagem Object Pascal, atualmente utilizada nos IDEs Embarcadero Delphi (Object Pascal), Kylix e Lazarus. Academicamente, seus sucessores são as linguagens subsequentes de Niklaus Wirth: Modula-2 e Oberon. A partir da versão 2005, o Delphi passou a se referir a sua linguagem de programação como Delphi Language. 


 

O Turbo Pascal

 

O Turbo Pascal é um ambiente de desenvolvimento integrado e um compilador para a linguagem de programação Pascal.

O desenvolvimento do compilador Turbo Pascal, pela Borland, teve grande importância no sucesso da linguagem Pascal, já que ele não era um simples compilador, mas um ambiente de desenvolvimento, onde se podia construir e depurar o código, o que foi uma novidade para a época. Devido a sua grande utilização a linguagem de programação Pascal foi incorporando as novas tecnologias da área de linguagens de programação, como por exemplo a orientação a objectos, o que deu origem a uma versão da linguagem popularmente conhecida como Object Pascal (esta versão foi implementada junto com o IDE Delphi da Borland).

O Turbo Pascal foi um produto comercial em que era necessário adquirir uma licença de uso para utilizá-lo. Agora está livremente disponivel para download na internet.

A sua primeira versão foi realizada em 1983 no mercado americano. Na época seu preço de venda era 49.99 dolares. Mais tarde, em meados dos anos 90, apareceu uma versão da linguagem, mas por parte da Microsoft, o Microsoft Pascal. Este tentou fazer a concorrencia ao Turbo Pascal que na época já estava na versão 5.5. O Microsoft Pascal foi superado pelo Turbo Pascal 5.5 devido à sua boa qualidade e baixo preço.

Em 1995 a Borland deixou de desenvolver o Turbo Pascal.

 

 


 

Download

Clique Aqui para baixar o Turbo Pascal 7.0.

 


 

fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pascal_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turbo_Pascal