Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

Conhecendo o PHP

 

O que é PHP?

 

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas hoje em dia na Web. A sigla PHP é um acrônimo recursivo¹ que significa "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page.

 


 

Conhecendo um pouco mais sobre essa linguagem

O que difere o PHP das outras linguagens é a interação com o mundo web, transformando sites que possuem páginas estáticas em algo totalmente dinâmico e personalizado.

Uma das grandes vantagens do PHP é que ele é gratuito e tem seu código-fonte aberto. Toda sua documentação e seu  código-fonte podem ser encontrados no site oficial www.php.net.

Outra caracteristica é que o PHP é imbutido no HTML, ou seja, HTML e PHP ficam misturados na programação.

O PHP é executado e interpretado no servidor que retorna o resultado para o navegador, o qual exibe a página já processada sem utilizar recursos do computador. O seu propósito principal é implementar soluções Web velozes, simples e eficientes.

Fora da Web também pode ser utilizado para criar aplicações desktop multi-plataforma, através da extensão PHP-GTK.

 


 

Quando surgiu?

Seu surgimento teve início por volta de 1994, como um pacote de programas CGI² criados por Rasmus Lerdorf, para substituir um conjunto de scripts Perl que era usado no desenvolvimento de sua página pessoal.

 


 

Atualmente utilizamos o PHP5 que foi lançado em julho de 2004 depois de um longo desenvolvimento e vários pre-releases. Ele principalmente introduziu o core, a Zend Engine 2.0 com um novo modelo de orientação a objetos e várias outras características.

Para mais informações acesse: http://www.php.net

 


¹ - Acrônimo Recursivo: é uma abreviatura que refere-se a si mesma na expressão que a simboliza.

² - CGI : Consiste numa importante tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para um programa alojado num servidor web Assim, designam-se por scripts CGI os pequenos programas que interpretam esses parâmetros e geram a página depois de os processar.

Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/PHP e http://www.php.net