Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

 

Código QR

 

Olá, resolvi colocar uma breve explicação sobre este código que não é nenhum lançamento mais só recentemente por volta de 4 anos, é que vem sendo utilizado aqui no Brasil. Para quem possui celulares e smartphones mais avançados, esse assunto já não é nenhuma novidade, mais pra quem ainda não entendeu o que é aquele desenho quadrado estranho vinculado aos produtos, revistas, sites entre outros, segue ai uma boa informação.

O uso de códigos QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO. Os direitos de patente pertencem a Denso Wave, mas a empresa escolheu não usa-los. O termo QR code, em inglês, que significa código QR em português, é uma marca registrada da Denso Wave Incorporated.

Por esse motivo, por ser livre de qualquer licença resolvi atrelar a explicação a nossa área sobre software livre. 

O que é o Código QR (QR Code)?

 

O Código QR é basicamente um código de barras 2D, que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno. O código contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone. Seu conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares. Neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código.

 


 

História

Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code(acrônimo do inglês Quick Response) é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmara fotográfica. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.

O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).

A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.

 

 

No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo também aderiu QR para que o usuario tivesse acesso a informações extras atraves do seu celular.

Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.

O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel(celular).

 


 

Para que serve o QR Code?

 

O QR code é mais utilizado atualmente pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros). Revistas publicam códigos QR para que leitores acessem em seus celulares e computadores algum conteúdo extra relacionado às matérias.

Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV.

Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas.

Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet.

Com o aumento do número de smartphones vendidos no Brasil, é bem possível que o QR Code se torne popular por aqui, assim como é em seu país de origem. Com isso, a quantidade de iniciativas empresariais com QR Code deve aumentar.

 


 

Como gerar QR Codes?

 

Existem diversos sites que prestam esse serviço, eu particularmente faço uso do site gratuito http://qrcode.kaywa.com/    , é um site bem simples, basta escolher o tipo de informação que deseja atrelar ao código, como URL, SMS, texto ou telefone, escolher o tamanho e clicar em Generate!

 


 

Aplicativos para leitura de QR Codes

 

Existem diversos aplicativos com esse mesmo propósito, alguns celulares já possuem esse aplicativo instalado de fábrica outros não, já testei alguns, e o bom funcionamento depende da compatibilidade com aparelho que você está utilizando. 

Pra quem utiliza aparelhos com sistema android por exemplo, basta entrar no market e lá encontrará uma série de aplicativos que realizam essa leitura a grande maioria são gratuitos.

Atualmente faço uso do Norton Snap QR Code Reader, ele não trava o aparelho que utilizo e serve bem ao seu propósito.

Você pode também consultar esse site o qual exibe uma lista de leitores para QR Codes:

 http://www.mobile-barcodes.com/qr-code-software/

 


Fontes: 

http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/06/03/qr+code+o+que+e+e+como+usar+10433405.html

http://pt.wikipedia.org/