Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

Conhecendo o Android

O que me levou a escrever esse artigo foi ter conhecido esse robô tão simpático, ele realmente quebra um galhão nos celulares mais modernos, seu funcionamento me impressionou muito mesmo, então vamos ao que interessa.

 

O que é o Android?

O Android é um sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis que roda sobre o núcleo Linux, ele vem sendo utilizado em diversos aparelhos como smartphones e tablets de diversos fabricantes, o que implica em seu sucesso atual.

Para explorar todo o potencial do sistema operacional Android e sentir o que ele realmente tem para oferecer, juntamente com seus aplicativos desenvolvidos pela Google e por terceiros,  é recomendável um aparelho moderno, com recursos como multitoque, acelerômetro, compasso digital (a antiga bússola), Wi-Fi, Bluetooth, GPS e câmera pois essa combinação do hardware citado com o sistema operacional Android e os aplicativos lhe possibilitarão uma experiência no mínimo interessante.

Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos.

Open Handset Alliance (OHA) é uma aliança de diversas empresas com a intenção de criar padrões abertos para telefonia móvel. Entre as empresas participantes estão Google, HTC, Dell, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, Samsung, LG, T-Mobile e Nvidia. 

O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 315 mil aplicações disponíveis para Android. O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.

 

Licenciamento

Com a exceção de breves períodos entre atualizações, o Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. A Google publicou todo o código sob a licença Apache.

 

Principais caracteristicas

  1. É gratuito;
  2. Possui código aberto;
  3. É do Google;
  4. Não está preso a um hardware específico;
  5. Seu Kernel é Linux. Uma versão personalizada voltada para dispositivos móveis;
  6. Aplicativos são desenvolvidos em Java;
  7. Vasta quantidade de aplicativos disponíveis, tanto gratuitos como pagos;
  8. Seus fãs e desenvolvedores se multiplicam a cada dia.

 

Versões

As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:

1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)

1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)

2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)

2.2: FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2010)

2.3-2.4: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)

3.0-3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)

4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)

X.X: Jelly Beans (Não se sabe a data de lançamento, nem o número de série e nem as novas funções do novo Android Jelly Beans)

 

Aplicativos (Android Market - Google Play Store)

Android Market é uma loja de aplicativos, através do seu celular e você pode acessa-lá e pesquisar por aplicativos que podem ser instalados no seu smartphone ou tablet, possui todo tipo de aplicativos,eles estão separados por categorias, alguns gratuitos e outros pagos.

No vídeo abaixo veja o funcionamento do sistema e a dica para alguns aplicativos interessantes:

 

 

Tenho certeza que você também vai adorar fazer contato com todas as possibilidades que esse robozinho pode proporcionar.

 

 


fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

http://androidtech.com.br/o-que-e-o-android-2/

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/11/10/dez-aplicativos-bacanas-para-quem-ja-tem-um-smartphone-com-android/