Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

Permissões de Acesso

 

A função das permissões de acesso é proteger o sistema de arquivos contra o acesso de pessoas ou programas não autorizados.

 

Dono / Grupo / Outros

 

Para garantir a segurança do sistema o acesso aos arquivos ocorre por meio dos donos, grupos e outros.

  • Dono - é a pessoa que criou o diretório ou arquivo no sistema. Só o dono pode modificar as permissões de acesso do arquivo. A identificação do dono é também conhecida como (UID) user id. As permissões de acesso do dono de uma arquivo somente se aplicam ao dono do arquivo ou diretório.

 

  • Grupo – Através dos grupos é permitido que vários usuários tenham acesso a um mesmo arquivo. Cada usuário pode pertencer a um ou mais grupos e acessar arquivos mesmo que estes tenham outro dono. A identificação do grupo é conhecida por GID group id.

 

  • Outros – É a categoria de usuários que não são donos ou pertencem ao grupo do arquivo.

 

Todas essas categorias possuem três tipos básicos de permissões de acesso que veremos a seguir.

 

Tipos de permissões de acesso

 

  • r – Permissão de leitura para arquivos. No caso de um diretório significa que é permitido listar o seu conteúdo através do comando ls.
 
  • w – Permissão de gravação para arquivos. No caso de um diretório significa que é permitido gravar arquivos ou diretórios dentro dele.
 
  • x – Permite executar um arquivo. (caso o arquivo seja executável). No caso de um diretório significa que é permitido que seja acessado através do comando cd.

 

As permissões de acesso a um arquivo ou diretório podem ser consultadas através do uso do comando ls -la .

 


 

A estrutura que exibe as permissões de um arquivo é representada por 10 caracteres, vamos entender então como isso funciona:

 

O caractere da posição 1 representa o tipo de arquivo.

Ex: Caso tiver um “d” é um diretório, um “l” um link a um arquivo no sistema, um “-” quer dizer

que é um arquivo comum, etc.

 

Os caracteres das posições 2, 3 e 4 representam as permissões de acesso para o dono do arquivo.

 

Os caracteres das posições 5, 6 e 7 representam as permissões de acesso para um grupo no arquivo.

 

Os caracteres das posições 8, 9 e 10 representam as permissões de acesso para quaisquer outros usuários, excluindo o dono do arquivo.

 



Portanto vamos então analisar a imagem abaixo. Note que a seguinte estrutura de permissões é exibida após aplicarmos o comando ls -la:

 

-rw-rw-r--

 

1 posição: "-" - Significa que este é um arquivo comum.

 

2 a 4 posição: "rw-" - Significa que este arquivo possui permissão de leitura e gravação para o Dono.

 

5 a 7 posição: "rw-" - Significa que este arquivo possui permissão de leitura e gravação para o Grupo. Ex: Todos os usuários registrados no grupo renata tem permissão para ler e gravar neste arquivo.

 

8 a 10 posição: "r--" - Significa que para outros usuários é permitido efetuar somente a leitura do arquivo.

 


 

Alterar permissões

 

Para alterar ou visualizar as permissões de arquivos e diretórios, clique com o botão direito do mouse sobre eles e em seguida selecione Propriedades, na janela que irá abrir clique na aba Permissões, aqui você pode alterar os níveis de permissão desde que você seja o dono.

Você pode também efetuar esse tipo de alteração via terminal através do comando chmod.

Recomendo tomar cuidado ao aplicar esse comando no terminal, para maiores informações digite man chmod ou então consulte o guia foca, lá você encontrará instruções avançadas sobre como aplicar esse comando.

 


 

Com essas instruções iniciais acho que você já pode até tomar gosto e em breve utilizar o ubuntu como o sistema operacional principal da sua máquina,  espero que seja um incentivo para que você busque cadas vez mais conhecimento.  

Até breve.