Concatenar - Instalando Apache, MySQL, PHP5 e phpMyAdmin via terminal

 

Ps: Se estiver procurando outro tutorial em uma versão mais recente do ubuntu, acesse:

Ubuntu 16.04 – Instalando Apache, MySQL, PHP7 e phpMyAdmin via terminal

 

 

logo-precise-pangolin

 

Neste tutorial vamos instalar os pacotes necessários para que você possa ter um servidor local em sua máquina com suporte ao uso de scripts PHP, criação e administração de banco de dados. Para efetuar as instalações não é necessário que você seja um usuário experiente em comandos utilizados no terminal do ubuntu, lógico que recomendo a busca por esse conhecimento até mesmo para agilizar as tarefas do seu dia a dia, mais por agora basta seguir os passos abaixo.

1- Abra o terminal.

Para quem não sabe o caminho ou ainda se encontra em dificuldade com o unity, basta ir até o painel inicial e buscar por terminal.


 


2 – Como vamos instalar os pacotes via terminal através do comando apt-get, é recomendado realizarmos uma atualização antes da instalação.

O apt-get trabalha baixando pacotes dos repositórios oficiais do Ubuntu e Debian, então para que o apt-get receba os pacotes mais atualizados do momento é recomendado baixar uma lista de pacotes disponíveis em cada servidor, para isso basta digitar no terminal os seguintes comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

Pronto agora já podemos efetuar a instalação de cada pacote.

 


3 – Para instalar o Apache digitamos no terminal:

sudo apt-get install apache2

O sistema pedirá a senha do administrador, basta informá-la e aguardar o fim da instalação, digite conforme a imagem abaixo.

 

 


4 – Vamos agora instalar o PHP, para isto digite no terminal o seguinte comando:

sudo apt-get install php5

Basta dar continuidade conforme o passo anterior, informe a senha do administrador e aguarde o fim da instalação.

 


5 – Testando a instalação do PHP

Para verificar se a instalação do PHP está funcionando vamos acessar em nosso sistema de arquivos o caminho /var/www

Dentro desta pasta crie um arquivo com o nome teste_php.php e como conteúdo do arquivo digite e salve o seguinte texto:

 

 

Em seguida vá até o navegador instalado em sua máquina e acesse http://localhost/teste_php.php se estiver tudo certo a página exibida será parecida com a mostrada na imagem abaixo.

 

 


 

6 – Instalação do MySQL, basta digitar no terminal:

sudo apt-get install mysql-server-5.0

Durante a instalação será solicitado para que você informe uma senha para o usuário root do mysql, basta você digitar a senha desejada e a confirmar novamente, recomendo que você a anote.

sudo apt-get install php5-mysql

Ao termino da instalação reinicie o Apache para que o MySQL funcione junto com o PHP de forma adequada, para isso digite mais um comando no terminal:

sudo /etc/init.d/apache2 restart

 


 

7 – Para finalizar vamos instalar o phpMyAdmin, para isto digite no terminal:

sudo apt-get install phpmyadmin

Durante a instalação o uma tela surgirá pedindo para que você informe qual servidor será utilizado para rodar o phpmyadmin, deixe marcada a opção apache2.

Também surgirá uma tela pedindo para que você informe uma senha e a confirme, está senha será do usuário root (administrador) do phpMyAdmin, sugiro que você novamente anote.

Ao final da instalação feche o terminal e acesse o navegador, para testar digite na barra de endereços http://localhost/phpmyadmin, basta digitar a senha informada durante a instalação e você terá acesso normalmente.

 

 

Entre com sua senha root do phpMyAdmin e você seguirá para tela seguinte

 


Obs: Caso você tenha problemas para abrir o phpMyAdmin, e apresente a seguinte mensagem:

The requested URL /phpmyadmin/ was not found on this server.

Apache/2.2.14 (Ubuntu) Server at localhost Port 80

Basta copiar o diretório /phpmyadmin que se encontra dentro do caminho /usr/share/ para dentro do caminho /var/www .

Provavelmente você vai ter que executar o procedimento citado acima como superusuário, aproveite e libere também todos os privilégios para o diretório /www, pois é lá que você irá armazenar suas páginas.

Abaixo segue um video do Youtube que mostra os principais passos da instalação, sugiro que primeiro tente instalar conforme expliquei neste tutorial, somente caso você tenha dificuldades na instalação, dê uma olhada no vídeo, ele não possui todos os passos citados acima, mais talvez possa lhe ser útil.