Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

 

Um pouco sobre sua história

Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, seus pais eram universitários e não estavam preparados para o nascimento de uma criança. Resolveram dá-lo para adoção. Um casal simples de Moutain View, Paul and Clara Jobs queria um filho e se candidataram para poder ter o menino em sua casa. Prometeram que ele iria para a faculdade e que fariam de tudo para que isso acontecesse. Então ele foi adotado, mais nem tudo saiu como planejado.

Steve Jobs era um garoto que não se destacou muito nos estudos, chegou até a faculdade, o Reed College em Portland, Oregon onde estudou por apenas um ano. Desistiu do curso devido aos elevados custos. Anos depois, disse que não fazia sentido gastar todo o dinheiro que sua família havia economizado, se lá ele não havia encontrado nada que fizesse sentido em sua vida. Apenas um curso o marcou nessa época, o de caligrafia. 

Voltou para Califórnia e começou a se envolver com eletrônica e tecnologia, foi para  a Índia para encontrar a iluminação (Jobs era budista). Voltou e com o amigo Steve Wozniak que conheceu por volta de 1971 antes da viagem, trabalhou na Atari, foi onde ele percebeu o quanto a tecnologia seria importante no mundo que viria a seguir.

Steve Wozniak, ficou fascinado pelo Altair, o primeiro PC do mundo e decidiu fazer um para si mesmo. Conseguiu criar uma placa que ligada a um teclado e monitor criava programas. Foi então que Jobs percebeu que a invenção do amigo seria o ponto de partida para sua revolução pessoal. Ele convenceu Steve Wozniak  a vender sua máquina, ele queria dar o design do seu computador de graça para os “hackers” que frequentavam o Homebrew Computer Club, um grupo de hobbistas que adoravam tecnologia. Foi então que em 1976, no dia 1º de abril, fundaram a Apple Computers, Inc.

O começo da Apple

Eles começaram vendendo o Apple I, logo depois surgiu o sucesso do Apple II, com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Até 1980 era Steve Wozniak o inventor que criava os circuitos e chips que eram usados nos computadores da empresa.  Jobs ajudava no design e na procura dos materiais para a construção do gabinete do computador. Steve Jobs acreditava que aquela máquina que estavam construindo seria como um eletrodoméstico, algo que faria parte da vida das pessoas. Tanto que as propagandas da Apple naquela época mostravam o Apple II sendo usado em diversos locais domésticos, como a cozinha por exemplo.

Nessa época alguns membros da diretoria da Apple que temiam Jobs devido a seu estilo um pouco agressivo e ditatorial, resolveram colocá-lo em outros projetos.O primeiro deles, o Lisa, começou a ser desenvolvido depois que Jobs e um grupo de funcionários da Apple foram ao PARC (Palo Alto Research Center) da Xerox e viram pela primeira vez a interface gráfica. Rapidamente Jobs percebeu o potencial do clique do mouse e dos pequenos ícones e começou a montar seu plano. Porém, por conta de seu perfeccionismo, o Lisa (que recebeu o mesmo nome da primeira filha de Jobs com Chrisann Brennan) custava caro demais. Não deu certo.

Mais os conceitos do Lisa foram aplicados então a um computador menor e mais barato, o então Macintosh. Ele, então, se dedicou de corpo e alma ao seu novo brinquedo. Nesse tempo, conseguiu trazer com seu poder de convencimento inigualável um importante executivo para ser o CEO da empresa, John Sculley, que era presidente da Pepsi. Diz a lenda que Jobs teria dito a Sculley se ele queria vender água açucarada pelo resto da vida ou queria mudar o mundo. Sculley cedeu, obviamente. Jobs cultivou dentro do pequeno grupo de engenheiros e desenvolvedores que trabalhavam no Macintosh uma nova cultura dentro da Apple. Eles eram os piratas, os fora-da-lei. Começaram ali a mostrar aos outros dentro da empresa que ele seriam o futuro.  E conseguiram. Em 1984, em um comercial no horário mais caro da televisão (a final do campeonato de futebol americano, Superbowl) dirigido por Ridley Scott, apareceu o primeiro Macintosh. Citando George Orwell e seu apocalíptico 1984, o Macintosh seria a arma contra o Grande Irmão, a IBM, o vilão da época para Jobs.

Saída da Apple - 1985

Apenas um ano depois, a tensão entre o que Jobs queria para a empresa e o que Conselho Diretor queriam se tornou insustentável. Sculley conseguiu convencer os executivos a demitir Jobs do cargo de presidente do conselho. Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou uma outra empresa de computadores, a Next. Em 1986, comprou a Pixar da lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. No dia 24 de janeiro de 2006 a Walt Disney adquiriu a Pixar por 7,4 bilhões de dólares. A Disney/Pixar é atualmente o maior estúdio de filmes animados do mundo.

Retorno a Apple - 1997

A Apple que ele fundara vinte anos antes estava à beira da falência. Perdendo dinheiro a cada trimestre, sua falência era dada como certa pelos analistas de Wall Street. Eles precisavam comprar rapidamente um sistema operacional robusto para colocar no Macintosh, que perdia muito terreno para o Windows 95. E o NeXTStep parecia perfeito para isso, além de trazer de volta o criador da empresa, aquele que ajudou a criar os anos de ouro da Apple. Gil Amelio, CEO da Apple na época fez a proposta: US$ 400 mil pela NeXT. Jobs disse sim.

A grande virada

No final de 1996, Gil Amelio anunciou a compra da NeXT pela Apple e a volta de Steve Jobs, que seria um conselheiro, um mentor. Ele não sabia, mas Jobs tinha outros planos. Rapidamente, conseguiu convencer a todos que Amelio era a pessoa errada para cuidar da Apple. E dá um verdadeiro golpe de estado, tirando-o do comando da empresa. Jobs passa a ser um CEO interino. E começa a moldar a empresa ao que ele sempre achou que ela deveria ser.

Em apenas um ano, ele cancelou quase todas as linhas de computadores que a empresa fabricava. Desenhando em um quadro branco uma cruz, separou os produtos em duas linhas básicas, uma para usuários domésticos e outra para os profissionais. Os novos processadores PowerPC G3 tinham acabado de serem lançados e fariam parte importante da nova estratégia. E um pequeno projeto dentro da empresa chamou sua atenção: um computador ovalado, tudo em um, com monitor integrado. Seu nome: iMac, criação do novo diretor de design de produtos, Jonathan Ive. E mais uma vez, Jobs tomou conta e ajudou a criar o iMac, colorido e surpreendente.

Depois do sucesso do iMac, Jobs ainda precisava tirar a Apple da lama em que se encontrava. E três anos depois, em 2001, ele começa a desenvolver um tocador de música digital, o iPod. Amante de música confesso, de Beatles e Bob Dylan, Jobs viu na nova revolução que o Napster causou em 2000 a possibilidade de, mais uma vez, mudar o mundo. O iPod demorou um pouco para decolar, mas em 2004, depois de lançar uma loja de músicas virtuais com canções sendo vendidas por menos de US$ 1, finalmente o pequeno tocador começou a conquistar as pessoas.

Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.

Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Uma das maiores novidades, muito aguardada pelos usuários das versões anteriores, foi a possibilidade do multitask (execução de vários programas simultaneamente), além de câmera com 5 MP com flash, entre outras mudanças. O iPhone 4 foi alvo de polêmicas, após alguns usuários (0,55%, de acordo com a própria fábrica) constatarem que, se tocado em determinado ponto (onde ficava a antena), o equipamento sofria queda de sinal. Poucas semanas depois, Steve Jobs apresentou-se publicamente em uma conferência, admitindo a existência do problema. Para contorná-lo, os usuários teriam duas opções: receber gratuitamente uma espécie de capa para evitar o toque na antena; ou então ir a qualquer loja da Apple para a devolução do dinheiro.

O iPhone foi uma introdução. O verdadeiro futuro da computação pessoal seria a tablet de quase 10 polegadas que foi lançada em 2010. Um sucesso de vendas tão estrondoso que não há precedentes até hoje. O primeiro iPad foi o gadget mais rapidamente adotado no mundo, desbancando o DVD. E seu sucessor, o iPad 2 conseguiu um feito ainda maior. Ele conseguiu ser o único concorrente a altura do iPad original. Antes que qualquer empresa conseguisse criar um tablet que rivalizasse com seu iPad, a Apple apresentou a nova versão, deixando a concorrência a ver navios. De novo.

Muito ainda vai se escrever e dizer sobre Steve Jobs. Ele se tornou um mito para o mundo moderno. Se temos computadores em casa, foi porque ele imaginou isso. Se temos telefones mais inteligentes, foi porque ele os desenvolveu. Se temos música, fotos e vídeos em nossos computadores, foi porque ele percebeu a importância do novo mundo digital e o adotou rapidamente. 

Para quem quer conhecer o um trecho da sua carreira recomendo o filme Piratas do Vale do Silício. O filme começa no início da década de 70 e termina em 85, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple porJohn Sculley. Filme narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Referências: http://macmais.terra.com.br e http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs


 

Segue abaixo um de seus famosos discursos, legendado.