Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

Todos sabemos sem dúvidas que mesmo com o crescimento e evolução do Linux e outros softwares livres o Windows ainda permanece sendo o sistema operacional mais utilizado atualmente, sendo assim, consequentemente os desenvolvedores de software ainda teimam em manter o foco apenas nesta plataforma, o que realmente prejudica a maioria dos usuários que querem migrar para o Linux de vez.

Enquanto os desenvolvedores de software não mudam a maneira de pensar e agir, podemos fazer uso de um software chamado Wine, e instalar softwares e games do Windows dentro do Linux. O Wine é um aplicativo grátis, código aberto, que pode ser instalado por qualquer pessoa.

O Wine possui bibliotecas de vínculo dinâmico do Windows – as DLL – implementadas com código fonte aberto. O Wine cria um conjunto de diretórios em sua pasta de usuário que simulam as pastas do sistema Windows em uma pasta chamada .wine (como possui o ponto antes do nome, ela é uma pasta oculta) e dentro de si, possui os diretórios Arquivos de programas, Windows, entre outros, apenas com aquilo que precisa para que o programa do Windows que você instalar funcione.

É claro que nem todos os softwares vão rodar perfeitamente, programas que dependem de suporte total do windows em nível de driver não vão funcionar.
 
Existe uma lista de softwares e jogos que são compatíveis com o Wine e rodam perfeitamente, dentre esses softwares você vai encontrar games pesados como The Sims 3, Half Life 2, Left 4 Dead, Counter Striker etc... Para saber quais são esses softwares acesse a página oficial do Wine.
 

 
 
Instalação do Wine
 
Vamos mostrar como instalar e rodar o Wine dentro do Ubuntu. A instalação é muito simples, basta acessar a central de programas do Ubuntu, ou seja o repositório (PPA) oficial, procurar por "wine" e mandar instalar como mostra as imagens a seguir.
 
 1 - Procure por Wine na central de programas do Ubuntu
 
 
Note que na imagem o botão consta como Remover pois eu já possuo o aplicativo instalado, mais para você irá aparecer Instalar. Portanto, basta clicar neste botão e esperar a instalação automática.
 
2 - Assim que terminar a instalação, acesse o Wine:
 
 
Clique em configurar o Wine.
 
3 - Aguarde enquanto o sistema cria as pastas necessárias dentro da sua pasta de usuário.
 
Assim que terminar você visualizará o aplicativo, conforme abaixo, onde você pode modificar as configurações padrões através das abas se desejar.
 
 
 
 
Caso você tenha dúvidas não modifique nada e clique em OK.
 
4 - Agora você já pode instalar os softwares do Windows suportados.
 


 
Instalar aplicativos do Windows pelo Wine
 
Para instalar um aplicativo do Windows através do Wine, basta dar um duplo clique no arquivo de instalação do programa, e ele vai iniciar a instalação automaticamente.
 
Você também pode clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo de instalação do programa, escolher   Abrir com, e em seguida, Carregador de aplicativos Windows Wine.
 
No exemplo a seguir vamos instalar o programa notepad++
 
1 - Execute a instalação conforme orientação anterior 
 
 
Note que funciona como a instalação que efetuamos dentro do Windows, basta dar duplo clique ou botão direito> Abrir com> Carregador de aplicativos Windows Wine no arquivo de instalação do programa.
 
2 - Avance conforme a instalação solicitar
 
 
 
Não altere as configurações da pasta de instalação.
 
 
3 - Finalize normalmente a instalação
 
 
 
4 - Pronto o Aplicativo já está instalado, você já pode utilizá-lo normalmente
 
 
Obs: Você também pode efetuar a instalação via terminal, basta acessar a pasta onde o arquivo de instalação está armazenado  através do comando "cd" e em seguida digitar "wine nome_do_arquivo_de_instalação.exe".
 
 

 
Como vimos o Wine não é um aplicativo difícil de configurar e utilizar, ele ainda não apresenta suporte a todos os aplicativos windows porém é uma ótima ferramenta para aqueles que querem migrar para o Linux sem deixar de fazer uso de seus aplicativos favoritos, como por exemplo Photoshop e Microsoft Office. Portanto se torna indispensável para a maioria dos usuários iniciantes.