Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

Entendendo as edições de desenvolvimento Java

 

java

  

 Existem algumas edições do Java, mas podemos resumir em três edições principais:

 

Java SE - Standard Edition (Edição Padrão) 

Java EE - Enterprise Edition (Edição Empresarial)

Java ME - Micro Edition (Edição Micro)

 

Diferença entre as edições

 

SE - Normalmente é por essa edição que se inicia o aprendizado. Contém a funcionalidade principal da linguagem Java desde os objetos básicos da linguagem, até as classes de alto nível usadas para rede segurança, acesso ao banco de dados, desenvolvimento da interface gráfica do usuário (GUI) e análise XML.  Essa versão é o core do Java é utilizada para desktop e servidores e algumas aplicações Web dependendo da situação e da ferramenta que você estiver utilizando.

EE - Essa edição é construída sobre a plataforma SE. Essa plataforma é adequada para desenvolver aplicativos em distribuídos em rede e em grande escala também aplicativos baseados na Web. Ou seja, é voltada a aplicações corporativas, você encontra especificação de servlet - requisições de servidor, JPA - biblioteca de persistência (faz acesso a dados com mapeamento objeto relacional), entre outras coisas.

ME - Voltada para o desenvolvimento de aplicativos em pequenos dispositivos com limitações de memória, como smartphones e smartwatches, dispositivos embarcados e móveis também inclui a questão da IOT - Internet das coisas.

 

Então como vimos geralmente a edição Java por onde iniciamos o aprendizado é a SE, e conforme as necessidades e evolução do aprendizado optamos pelas demais edições.

Abaixo segue o link da documentação oficial do Java, caso você queira se aprofundar mais no assunto e obter outras informações:

https://docs.oracle.com/javaee/6/firstcup/doc/gkhoy.html