Vamos realizar esse aprendizado utilizando os arquivos que criamos nos artigos anteriores, que foram: cadastro.html e verifica.php. Iremos criar um banco de dados para que possam ser armazenados os dados. Utilizaremos o aprendizado anterior sobre includes.

Portanto se você ainda não viu os artigos citados acima, que contém os arquivos e conhecimentos necessários. Acesse:

Criar e validar formulários no PHP - Contém os arquivos cadastro.html e verifica.php

Para que servem as includes no PHP? - Contém aprendizado necessário.


 

Criando o banco de dados no phpMyAdmin

 

Através do phpMyAdmin, ferramenta presente no pacote WAMPServer, você pode criar esse banco de dados, em nosso caso para o exemplo criamos o Banco chamado bdexemplo.

Basta acessar o phpMyAdmin, em sua página principal você encontrará a opção Criar novo Banco de Dados, preencha o nome: bdexemplo e clique em criar.

 

Logo após apresentar a mensagem informando que o banco de dados foi criado com sucesso, note que na tela principal você encontrará a opção Banco de Dados, então clique nesta opção e abrirá uma tela com todos os bancos cadastrados.

Clique em cima do bdexemplo e logo em seguida na tela que será exibida, clique na aba SQL que fica no topo, será aberta uma tela onde podem ser digitados comandos em SQL, digite nesta tela os comandos para a criação da tabela cadastro conforme mostra as imagens a seguir.

Criado o Banco de Dados e a tabela onde ficaram armazenados os dados do formulário cadastro.html, vamos seguir em frente programando agora a transferência desses dados.

 


 

Conectando o formulário ao banco de dados

 

Para que seja possível a inclusão dos dados do formulário no banco de dados, primeiro precisamos estabelecer uma conexão com o banco. 

Para isso vamos utilizar o conhecimento sobre includes.

Vamos criar uma include, chamada conecta_mysql.inc, e vamos salvar na mesma pasta aonde se encontram os arquivos cadastro.html e verifica.php. 

Digite o código e salve, conforme a imagem a seguir:

conecta_mysql

Vamos entender as linhas desse código:

 

3ª linha - A variável $conexão estabelece uma ligação com o servidor: localhost, utilizando o usuário: usuarioexemplo, senha: teste no banco de dados: bdexemplo. Você pode cadastrar através da opção Privilégios na página principal do phpMyAdmin esse usuário e senha, fornecendo todas as opções de privilégios ou então substituir no código exibido esses dados, por algum usuário e senha que você já tenha cadastrado. 

 

6ª linha - Ajusta o charset de comunicação entre a aplicação e o banco de dados, isso impede que ocorra erros de caracteres quando salvamos os dados no banco.

 

9ª linha - Verifica se a conexão foi estabelecida sem erros, caso exista algum retorna o erro em questão.

 

Feito o arquivo de conexão com o banco de dados, agora nos resta criar um código para inserir os dados. 

 


 

Inserindo os dados na tabela do MySQL

 

Agora nos vamos então criar um novo arquivo chamado insere.inc, peço que salve na mesma pasta aonde se encontram os demais arquivos.

Digite nele o código conforme mostra a imagem a seguir.

código para inserção de dados no banco mysql

 

Entendendo o código:

Primeiramente efetuamos a chamada da include conecta_mysql.inc, a qual irá estabelecer a conexão com o banco de dados;

Logo em seguida, as variáveis $nome, $email, $cidade, $estado, $comentarios recebem o conteúdo vindo do formulário através do array superglobal $_POST.  

Depois atribuímos a variável $sql um comando em SQL para incluir na tabela cadastro os valores, em seguida concatenamos os valores que serão incluídos através das variáveis.

Por último a variável $conexao executa a query contida na variável ($sql), se o retorno for igual a TRUE, verdadeiro é exibida a mensagem "Usuário incluído com sucesso", caso contrário, exibe o erro. Em seguida encerramos a conexão através do comando $conexao->close();.


 

Chamando a include para inserir os dados

 

Como utilizamos os exemplos anteriores cadastro.html e verifica.php, então vamos raciocinar um pouco...

O que acontece após o preenchimento do formulário, quando clicamos no botão Efetuar Cadastro?

Como vimos antes, o sistema irá verificar o preenchimento através da chamada do arquivo verifica.php. Então é nesse arquivo que devemos chamar a include insere.inc, mais é claro, só vamos chamar essa include se realmente o resultado dos testes de preenchimento estiverem OK.

Vamos abrir então o arquivo verifica.php e incluir a chamada para insere.inc, conforme mostra a imagem a seguir:

código que verifica os dados e insere no bd

 

Vamos entender a alteração:

O sistema verifica se a variável $erro contém um valor igual a 0, isso indica que não ocorreu nenhum erro, então é exibida uma mensagem informando que todos os dados foram digitados corretamente. Neste caso, efetuamos a chamada para a include insere.inc a qual irá realizar a inserção dos dados no banco, conforme mostrado acima.

Salve o arquivo e agora é só testar se realmente está tudo funcionando corretamente.

 


 

Se você fez conforme o exemplo e não efetuou nenhum erro, o sistema funcionará da seguinte forma:

Tela de cadastro do usuário e comentário:

Tela de confirmação do preenchimento OK, e da inclusão dos dados no banco.

Para ter certeza que os dados estão sendo inseridos corretamente no banco de dados, basta acessar o phpMyAdmin:

 

Você pode também através do phpMyAdmin, imprimir relatórios:

Se quiser visualizar de outras formas os usuários cadastrados você também pode criar páginas em php para realizar consultas, ou um sistema para gerenciar esse banco de dados, incluindo, removendo e alterando os usuários cadastrados, entre outras coisas que o php nos permite realizar.

Neste exemplo, verificamos que:

  • Podemos criar uma include que estabelece a conexão com um banco de dados, que pode ser utilizada por várias páginas;
  • É possível criar um código fazendo uso também de comandos SQL, manipulando os dados dentro do banco.
 

 
Recentemente após atualização do artigo e recebimento de alguns pedidos por parte dos usuários do site, para fins de estudo, disponibilizamos um arquivo compactado para download: cadastro_usuarios.rar