Como efetuar a criação de um banco de dados e suas tabelas dentro do phpMyAdmin

 

Aqui vou mostrar como é efetuada as inclusões e alterações de forma manual inserindo o comando SQL diretamente em consultas a serem realizadas dentro do servidor.


 

Então basicamente para quem tem noções sobre SQL basta inserir os comandos diretamente no sistema através de uma consulta.

Por exemplo, vamos supor que você precise criar um banco de dados.

Assim que você abrir o phpMyAdmin irá visualizar a opção Criar Banco de Dados que fica no centro da tela, nesta opção basta inserir o nome do banco e clicar em criar que estará tudo pronto em segundos, mais para fim de aprendizado e conhecimento, vamos criar esse banco de outra forma, através de uma consulta, para isso clique mais abaixo na opção Banco de Dados.

Em seguida será aberta uma tela exibindo todos os bancos existentes e no topo será apresentado um menu, clique na opção SQL.

Você visualizará uma área para ser efetuada a consulta, note que no topo informa que a consulta será realizada no servidor localhost, então é só você inserir o comando em SQL para a criação do banco de dados e clicar em executar.

Se o comando foi digitado de maneira correta, você verá uma mensagem de sucesso como mostra a imagem a seguir.

 

Isso indica que seu comando foi realizado pelo sistema e seu banco de dados está criado, para confirmar essa informação basta que você clique no logotipo do phpmyadmin (fica no canto superior esquerdo da tela) este lhe enviará para tela principal, em seguida clique na opção banco de dados para visualizar se o bdexemplo1 está na lista.

 

Se você clicar em cima de bdexemplo1 ele te levará para a seguinte tela:

Como acabamos de criar o banco de dados e não inserimos nenhuma tabela ele irá pedir para que seja criada uma através da tela mostrada acima, mais como disse anteriormente vamos criar através de comandos SQL usando uma consulta, para fins de aprendizado. Então nesta mesma tela no topo clique na aba SQL.

Note que no topo informa que a consulta será realizada dentro do banco de dados bdexemplo1 então basta inserir os comandos novamente em SQL para inclusão da tabela e seus campos e em seguida clicar em executar.

Após o comando ser executado apresentará a mensagem de sucesso como segue abaixo:

Pronto você agora já possui um banco de dados bdexemplo1 com uma tabela produtos. Através desse pequeno exemplo você pode estudar um pouco mais e aplicar vários comando de consulta, inclusão de produtos na tabela e etc... Basta seguir basicamente o mesmo processo.

Para visualizar a estrutura da tabela criada basta clicar na aba estrutura que fica no topo, será exibida então a tabela, clique ao lado do nome produto na opção estrutura e está lhe será exibida, conforme mostrado abaixo:

Em breve colocaremos um artigo com os comandos básicos em SQL, para que se possa ter mais noção a respeito de como manipular os dados. Até lá.