Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

Novamente nos despedimos de mais uma grande influência no meio da tecnologia, Dennis Ritchie, o co-criador do C e do UNIX. 

Dennis Ritchie

Dennis Ritchie nasceu em Nova York em 9 de Setembro de 1941 e doutorou-se em física e matemática aplicada na Universidade de Harvard em 1968 com uma dissertação subordinada ao tema “Hierarquias de funções sub-recursivas”.

Trabalhou em 1967 no Centro Ciências Computacionais dos laboratórios Bell, onde contribuiu para o projeto Multics. Foi também chefe do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies.

 

No início dos anos 70, criou o sistema operacional UNIX, juntamente com o seu amigo Ken Thompson. Desenvolveram a linguagem de programação C e Dennis Ritchie ajudou a a desenvolver a linguagem B que foi originalmente criada por Ken Thompson.

Em 1983, Dennis Ritchie e Ken Thompson viram reconhecido o seu trabalho no âmbito dos sistemas operacionais, mais concretamente no desenvolvimento do sistema operacional Unix, tendo recebido o prémio Turing atribuído pela ACM (Association for Computing Machinery).

 


 

O sistema UNIX, desenvolvido por ele e Ken Thompson, criou as bases para o padrão de sistemas operacionais que possuímos hoje em dia. O C e os sistemas padrão UNIX são tão presentes, que não imaginamos como seria a computação sem eles.

Muitas pessoas não imaginam quanto é grande a a influência Dennis na tecnologia, mais se você faz uso da internet, IPhone, Linux, celulares com Android ou então já programou em linguagem C, você deve agradecer ao trabalho dele.

O UNIX foi uma das forças que impulsionaram o desenvolvimento da Internet, em grande parte devido ao BSD, a versão expandida que foi desenvolvida no campus de Berkeley da Universidade da Califórnia e que incluía o protocolo TCP/IP fato que também levou ao surgimento da cultura Open Source.

Linux, o Mac OS X, o Windows e tantos outros sistemas se basearam nas ideias e implementações feitas por esse homem também. Os programadores, os entusiastas, os sysadmins, enfim, toda a sociedade da computação deve respeito ao trabalho de Dennis Ritchie. Sem o que ele fez, não teríamos muitas coisas que possuímos hoje.