Concatenar

Conectando pessoas, ferramentas e idéias.

 

Instalando a partir de uma distribuição Linux

Se você tem um bom equipamento e quer montar o seu próprio servidor para instalar os softwares necessários, uma alternativa é instalar os sistemas operacionais que já acompanham todos os pacotes necessários, incluindo linguagens de programação, compiladores, servidor WEB, banco de dados e etc. um exemplo é o Linux, em suas diversas versões, mais particularmente recomendo o UBUNTU, que possui uma interface muito amigável. As distribuições do Linux, permitem que você escolha os pacotes que deseja instalar, e o programa de instalação faz tudo pra você. Para que você possa utilizar o PHP, você deve selecionar os seguintes pacotes de instalação.

  • PHP: a linguagem de programação.
  • Apache: é o servidor Web. É o servidor mais indicado, pois o PHP roda como um módulo nativo dele.
  • MySQL ou PostgreSQL: gerenciador de bancos de dados.
Lembrando que o PHP é uma linguagem voltada para Web, então deve haver um servidor Web, que receba as solicitações das páginas, faça o processamento pelo PHP, e retorne ao navegador um resultado.
 
 

Instalando manualmente no Windows

 

Se você quiser instalar o PHP manualmente no windows, ele está disponível para download no endereço:

www.php.net
 
Você também precisará de um servidor Web, para poder acessar seus programas pelo navegador. O mais indicado como já foi informado anteriormente é o Apache, que pode ser obtido em:
 
httpd.apache.org
 
Mais com certeza você encontrará algumas dificuldades para instalar dessa forma, então para resumir todo esse trabalho o que eu realmente recomendo é que você instale o WampServer que é usado para instalar rapidamente no computador os softwares PHP 5, MySQL e Apache, disponibilizando suporte ao uso de scripts PHP localmente no Windows. 
 
Para baixar o arquivo basta ir até nossa área de download: clique aqui 
 
Para fazer a instalação do software, caso você tenha dúvidas temos um tutorial que explica passo a passo, clique aqui e você será direcionado.
 
Após essa instalação local, você pode acessar o diretório C:\wamp\www e lá armazenar seus projetos através de pastas ou colocar diretamente suas páginas em PHP e posteriormente visualizá-las em seu navegador.
 

 

Conhecendo o básico da programação

 

Bom, vamos ao que interessa: a parte prática. Inicialmente para que você possa programar em PHP tenha em mente que irá fazer uso de qualquer editor de textos que você tiver (bloco de notas, VI do Linux, Notepad++, etc...), então abra o seu editor de textos e digite a estrutura a seguir:
 
<html>
<body>
<?php
      //Este é o meu primeiro programa em PHP
      echo "<h2 align='center'>Olá Mundo!</h2>";
?>
</body>
</html>
 
Salve o programa como exemplo1.php e envie para o diretório que você está utilizando para hospedar o site. Este programa quando visualizado irá gerar como resultado a frase "Olá mundo!" centralizada na página.
 
 
Note que para ver o resultado, bastou acessar pelo navegador o endereço http://localhost/php/exemplo1.php, pois o programa exemplo1.php em meu caso ficou hospedado no servidor local na pasta php.
Como uso o WampServer salvei o programa no diretório C:\wamp\www\php.
 
Em seu caso para ser visualizado, basta você digitar no navegador http://<seu_endereço>/exemplo1.php e o programa será visualizado normalmente.
 
Agora vamos entender cada trecho do programa que digitamos anteriormente
 

Elemento       Descrição
 
<?php             Informa que aqui inicia um programa PHP
 
 //                   Representa linha de comentário. Tudo que vem após essas barras na mesma linha é ignorado
                      pelo PHP.
 
echo                É um dos comandos mais utilizados em PHP. Serve para escrever alguma coisa na tela.
 
?>                   Informa que aqui termina o programa PHP.          

 
Se você clicar em cima da página apresentada como resultado do programa exemplo1.php com o botão direito e escolher Exibir-Código-Fonte, você verá o código que o seu navegador recebeu, que foi o seguinte:
 
 
Perceba que este código é um pouco diferente do que você digitou em seu programa, isso acontece porque o navegador somente recebe o código HTML puro, pois o PHP roda no servidor. Toda a programação PHP é processada no servidor, que retorna somente o resultado final para o seu navegador, sendo assim uma linguagem server-side.
 
Segue então uma dica, se a página que você salvou possuir extensão .php o servidor Web ativará o processador de hipertexto do PHP para verificar linha a linha em busca de códigos de programação. A dica é para que somente seja colocada a extensão .php nas páginas que realmente possuem códigos PHP, senão será gasto um tempo desnecessário.
 
 

Estrutura dos programas PHP

 
Um programa escrito em PHP pode possuir comandos HTML e códigos PHP.
 
Os comandos HTML devem aparecer fora das tags <?php e ?>, pois estas limitam o um trecho do programa PHP. Dentro destas tags podem aparecer comando HTML, mais somente utilizamos o comando echo para escrevê-los.
 
A mistura entre o HTML e o PHP é muito útil, pois possibilita que o PHP seja utilizado para gerar os dados dinamicamente, enquanto o HTML é usado para formatar e exibir esses dados nas páginas mostradas pelo navegador.
 
Abaixo segue um exemplo que mistura HTML e PHP para mostrar a data atual.
 
 
Digite este código em qualquer bloco de notas, e o salve como exemplo2.php .
 
Note toda a mistura existente ente os códigos em HTML e PHP.
No início do programas foi atribuída a variável $data_de_hoje a data atual, utilizando o comando date. Depois utilizamos o HTML, para escrever Hoje é, e completamos com um outro trecho em PHP, escrevendo a data atual armazenada na variável anteriormente, por meio do comando echo.
 
Segue abaixo o resultado final do exemplo2.php
 

 
Através desses exemplos você teve uma noção básica sobre como funciona essa linguagem incrível, espero que seja útil para aguçar um pouco mais a sua curiosidade. Em breve colocaremos artigos com mais informações e exemplos.
 
Até lá.