Observações iniciais

 

Iniciando o computador: Note que para iniciar o computador utilizando Linux devemos basicamente efetuar o mesmo procedimento que usamos para iniciar qualquer outro sistema operacional, pressionamos o botão power e imediatamente entrará em funcionamento um programa que fica na memória ROM para testar se os dispositivos do computador estão funcionando adequadamente, estando tudo OK e finalizado os testes, inicia-se a procura do setor de boot nos discos do computador o qual será carregado na memória RAM do computador. Após carregar o setor de boot, o sistema operacional será iniciado.

A diferença é que no Linux o setor de boot é criado por um gerenciador de inicialização, ou seja, um programa que permite escolher qual sistema operacional será iniciado. O que significa dizer que podemos utilizar mais de um sistema operacional no computador. No caso do Ubuntu o gerenciador de inicialização utilizado é o GRUB.

Portanto não se assuste ao ver uma tela parecida com a mostrada abaixo, basta escolher qual o sistema operacional deve ser iniciado.

 

Desligando o computador: Nunca desligue o computador pressionando diretamente o botão power, isso pode ocasionar perda de dados ou falhas no sistema de arquivos do seu disco rígido. Portanto desligue o computador da maneira adequada através do menu no canto direito da tela clicando no botão desligar, como mostra a imagem abaixo:

 

 

Você também pode desligar utilizando comandos via terminal, digite (como root): “shutdown -h now”, “halt” ou “poweroff”, o Linux finalizará os programas e gravará os dados em seu disco rígido.

 

Reiniciando o computador: Isso pode ser realizado através do menu desligar como mostrado em imagens anteriores, ou via terminal, lembre-se de salvar os seus documentos antes de efetuar este procedimento.

Através do terminal, digite (como root): “reboot” ou “shutdown -r now” e também é possível pressionar simultaneamente as teclas <CTRL> <ALT> <DEL> para reiniciar de uma forma segura.

 

Como acessar o terminal

Para acessar o terminal basta no Painel Inicial digitar terminal e clicar no mesmo, conforme mostra a imagem abaixo.

 

 

Como executar comandos em modo root

Anteriormente explicamos como desligar e reiniciar o computador através de comandos via terminal, porém esses comandos administrativos necessitam ser digitados como root, que é um usuário administrador, ou seja, um usuário que pode tudo, dai o termo superusuário. Então vamos entender como tudo isso funciona.

 

Modo usuário comum: O simbolo $ no terminal significa que o usuário está como usuário comum, ou seja, se você tentar executar comandos administrativos você não vai conseguir.

Se você tentar por exemplo aplicar o comando apt-get (comando utilizado para instalar e atualizar pacotes), vai verificar uma mensagem de erro, pois este comando só pode ser executado por um usuário com privilégios de administrador.  

 

O comando sudo: Permite utilizar o modo root instantaneamente, ou seja, você entra no modo root, realiza o comando desejado e sai deste modo, deixando o terminal como usuário comum.

É pedido uma senha administrativa para que se possa utilizar esse modo inicialmente, ao ser digitada no terminal, não é exibido nenhum caractere.

 

O comando sudo su: Permite utilizar o modo root permanentemente, ou seja, você entra no modo superusuário realiza a operação desejada e continua como root até que você saia desse modo através do comando exit. Inicialmente também é solicitada uma senha administrativa.

Modo superusuário: Note que o simbolo # permanece no terminal, isso significa que o usuário ainda permanece como root, ou seja no modo superusuário.

Para não ficar pesado paramos por aqui, recomendo que você teste esses comandos, e aguarde em breve novas dicas.